Lançado neste ano de 2024 em Maringá pela AR Publisher Editora, da escritora e produtora editorial Angela Ramalho, “Cora do Cerrado” (2024) é o primeiro romance na carreira de Tana Moreano, uma engenheira agrônoma que morou em muitos estados do Brasil e hoje está radicada na Cidade Canção.
O livro conta a história de Cora, uma jovem mãe que abandona os estudos para morar com seu novo marido na fazenda da sogra. A protagonista tem um filho pequeno e está grávida.
No campo, as coisas não saem como Cora planejou. Ela tem de engolir muito sapo em um contexto de submissão da mulher e exploração do trabalho; além da sogra muquirana e do cunhado safado. Ainda mais com um marido que não consegue se impor na própria família.
Um dos pontos fortes da narrativa de Tana Moreano é o ritmo ágil, simples e direto. Sem enrolação. Os diálogos dão o tom do texto.
Outro é a linguagem, que nos bons momentos proporciona metáforas e comparações que dão sabor aos personagens e situação. E mais a prosódia de termos e modos de fazer no universo do cerrado.
Em termos de tessitura, o prólogo é um dos grandes acertos de Tana.
Sem querer dar “spoilers”, mas é possível perceber que o livro tem um objetivo em apresentar a trajetória de Cora. É uma personagem inteligente e que foi preparada para ter independência. Ser empoderada, numa época em que esse termo era pouco utilizado.
Durante a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) de 2024, Tana Moreano participou de um concorrido bate-papo sobre “Cora do Cerrado”.
Edição
O livro está disponível em versão impressa, numa caprichada edição da AR Publisher Editora, que vai completar dez anos de publicações em 2025. É um volume de fácil manuseio para leitores e leitoras.
Com projeto gráfico de Manuela Sanchez e capa/ilustração de Daniel Gruber.
E também versão e-book disponível na Amazon.
Informações
Para mais informações sobre o livro e de como adquirir o livro, acesse o perfil no Instagram: @tanamoreanoescritora