Mesclando canções apresentadas ao longo de 2024 e obras inéditas em suas apresentações, o Coro Escola Universitário da UEM fechou o ciclo de comemorações dos 20 anos do projeto na noite desta terça-feira, 10 de dezembro, no auditório da Biblioteca Central (BCE).
“A gente está muito feliz, porque está encerrando também uma etapa de pesquisa de repertório. E um repertório que o grupo gostou muito de realizar. As pessoas estão muito felizes e satisfeitas com o resultado que a gente conseguiu”, disse a orientadora do projeto e regente coral, a professora Andréia Anhezini, em conversa com a reportagem momentos antes do início do Concerto Coral “C.E.U. e Terra”.
Ela conta que as apresentações ao longo de 2024 resultam de pesquisa de repertório coral iniciada em 2023. “A gente queria falar muito sobre a relação do ser humano com o planeta Terra”, destacando que, nesse trabalho, encontraram músicas muito bonitas e tocantes. “Recolhemos todo esse material, estudamos. Durante o ano de 2024, apresentamos várias dessas canções que estarão hoje [terça-feira] aqui também, mas terão obras inéditas”.
Desde agosto de 2024, o Coro Escola Universitário vem fazendo uma série de apresentações em torno de suas duas décadas de existência no meio musical. O projeto nasceu em agosto de 2004 na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tem perfil de coro comunitário, ou seja, aberto a toda comunidade interna e externa.
De 2005 para cá, o projeto faz apresentações públicas dentro da UEM, bem como em festivais, mostras, encontros corais e outros eventos na cidade de Maringá e outras localidades.
“É um coro bem aberto. Mas a gente também realiza pesquisa dentro. Realizamos ensino, porque a gente ensina os nossos acadêmicos, principalmente da área da regência, de piano, com repetidor. Estagiam no nosso projeto. É um coro bastante importante, um polo também de pesquisa, de novas abordagens na área coral”.
Inclusive, os acadêmicos se alternaram na regência do coro ao longo de “C.E.U. e Terra” desta terça-feira. “Os acadêmicos do curso de Música participam tocando os seus instrumentos. É bem dinâmico o trabalho”, acrescentou Anhezini.
É uma verdadeira escola para os discentes da graduação, que podem estagiar no projeto.
Repertório
A direção musical de “C.E.U. e Terra” é de Andréia Anhezini e conta com o acadêmico Matheus Vieira no piano colaborador/correpetidor, que tocou seu instrumento acompanhando todas as músicas da noite. Aliás, a maioria delas leva sua assinatura no arranjo.
A primeira da apresentação foi “Pachamama”, da compositora gaúcha Ester Scliar. Seguida de “Estrelada” (1992), de Milton Nascimento e Marcio Borges; e obras de origem europeia, brasileira, latino-americana, entre outros povos.
Aberto a novos integrantes
Formado hoje por 50 coralistas, que compareceram em peso para o último concerto comemorativo de 20 anos, o Coro Escola Universitário da UEM é aberto para a entrada de novos integrantes. Principalmente no início dos trabalhos, o que costuma ocorrer no começo do ano letivo.
Gira UEM
As apresentações terminaram, mas o trabalho do Coro Escola continua em 2024. Os integrantes vão se apresentar dentro do projeto Gira UEM no campus de Ivaiporã, no próximo dia 17 de dezembro (terça-feira).
Com mais essa atividade, o Coro Escola encerra suas atividades no ano. A retomada dos trabalhos será em 2025, quando reiniciam as aulas na UEM. Provavelmente em março.
Abaixo, mais cliques da apresentação desta terça-feira, 10 de dezembro:
Crédito: Cristiano Martinez