O documentário de média-metragem “Palhaçoterapia”, com pesquisa, roteiro e direção de Guilherme Bahls e co-direção de Orlando Chavatta, será lançado no dia 19 de fevereiro, às 19h, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), onde também terá sessões nos dias 20 e 21. Nos dias 22 e 23, haverá sessões no Teatro Barracão. Ao todo, são dez exibições com entrada gratuita, pois a cada dia o público terá dois horários para assistir (confira abaixo a programação). O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo Maringá – Audiovisual e conta com recursos de acessibilidade, como libras e legendagem.
O filme tem classificação livre e aborda o tema da palhaçaria pela visão e metodologia do professor, palhaço e diretor teatral Marcelo Colavitto, membro fundador do grupo teatral Meu Clown. Traz depoimentos de alunos que compartilham suas experiências no mundo da palhaçaria e a análise da psicóloga Alessandra Dellatorre sobre os benefícios que a palhaçaria pode trazer para o indivíduo, como o autoconhecimento, a diminuição da inibição e o aprendizado para lidar com as situações do cotidiano com mais leveza e criatividade, entre outros.
“Minha pesquisa e roteiro surgem a partir da minha imersão no mundo da palhaçaria e da pesquisa sobre o grupo Meu Clown. Fiz o curso de formação em palhaçaria há três anos e continuo praticando. Me apaixonei pelo mundo da palhaçaria. O curso me modificou, me transformou, fez eu me enxergar profundamente, quase como se fosse uma terapia. Daí que eu digo que a palhaçaria não é terapia, mas é terapêutica”, conta Bahls, que recomenda o curso. Formado em publicidade e propaganda, com especialização em comunicação e mídias interativas, Bahls é aluno especial no mestrado em comunicação pela UEL, arte-finalista, ator e diretor.
O documentário registra aulas de palhaçaria com 18 alunos palhaços e um professor fazendo exercícios de aquecimento, cênicos, entradas no picadeiro e as técnicas relacionadas ao mundo da palhaçaria. Nove pessoas foram entrevistadas para compartilhar sua relação com essa arte e com a metodologia de ensino. Filmada no mês de julho de 2024, no Estúdio Telescope e na Arena das Artes, a produção contou com uma equipe de 18 profissionais trabalhando atrás das câmeras.
Serviço
Documentário “Palhaçoterapia”, de Guilherme Bahls
Exibições com entrada gratuita.
Local: CAC – Centro de Ação Cultural Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514, centro)
19/02 (quarta-feira)
1ª sessão às 18h
2ª sessão às 19h
20/02 (quinta-feira)
1ª sessão às 18h
2ª sessão às 19h
21/02 (sexta-feira)
1ª sessão às 18h
2ª sessão às 19h
Local: Teatro Barracão
22/02 (sábado)
1ª sessão às 19h
2ª sessão às 20h
23/02 (domingo)
1ª sessão às 19h
2ª sessão às 20h
Classificação: Livre
As exibições terão libras e legendas.
Mais informações no instagram: @urban__mobile
Produzido com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC)
Lei Complementar n° 195/2022
Lei Paulo Gustavo
Ministério da Cultura
Prefeitura do Município de Maringá
Secretaria de Cultura de Maringá
Com informações de assessoria