‘É uma história de muita luta’, diz a atriz, diretora e fundadora da Cia Pedras Teatro Circo

Iara Ribeito em cena (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)

Desde o ano de 1994, a Cia Pedras Teatro Circo se insere no mercado de artes cênicas de Maringá e do Paraná, com peças, cursos, palestras, mostra e formação. Completa três décadas de trabalho, resistindo e persistindo. Como as pedras.

“É uma história de muita luta”, resume a atriz, professora, dramaturga, escritora, palhaça, diretora teatral e fundadora da Companhia Iara Ribeiro, em entrevista à reportagem. Ela recorda que, quando era adolescente, acreditou em algo que estava muito longe. Ainda mais para uma então menina jovem, de uma classe social não abastada.

Minha Página AMP

Assim, ela estudou e fez faculdade, mestrado e pesquisa na área artística. Hoje continua sua luta, oferecendo eventos ao público como a Mostra Pé na Rua, que chegou a sua décima edição em 2024, com espetáculos e música nas feiras de Maringá, ao ar livre e acesso gratuito. Aliás, é nesse tipo de proposta que a Companhia pode contatar crianças e famílias em vulnerabilidade social.

“Trinta anos da Companhia é uma história que resiste. Por isso, ‘Pedras’: para resistir, criar algo que fosse edificante, que não se perdesse”, diz Iara, observando o aspecto de durabilidade da pedra na metáfora que faz parte do nome de sua companhia teatral.

“Resistir é fazer renascer um pedacinho de nós a cada dia”, resume. Não à toa, o lema do Pedras é “resistência e humanidade”.

Homenagem
Em novembro deste ano, a Cia Pedras Teatro Circo foi homenageada na Câmara Municipal de Maringá com o Brasão do Município. A propositura foi do vereador Mário Verri e também outorgou o Título de Mérito Comunitário à Iara Ribeiro, e ao professor Adriano Braga.

Espetáculo apresentado em feira de Maringá (Crédito: Arquivo/Cristiano Martinez)

Espetáculos
Todos os anos, os alunos da Cia Pedras Teatro Circo apresentam um espetáculo de conclusão de curso. Em 2024, serão quatro atrações no próximo fim de semana, dias 7 e 8 de dezembro, no Teatro Barracão Paulo Mantovani (Praça Professora Nadir Cancian, S/n – Zona 7). Todos com venda antecipada do convite.

No sábado, 7, os espetáculos “O Tempo” e “Labirinto”:

TEXTO E DIREÇÃO GERAL: Iara Ribeiro
FIGURINO, CENÁRIO: Cia e Alunos/as
SONOPLASTIA E ILUMINAÇÃO: Cia Pedras
PRODUÇÃO: Cia Pedras

TEXTO E DIREÇÃO GERAL: Iara Ribeiro
FIGURINO, CENÁRIO: Cia e alunos/as
SONOPLASTIA E ILUMINAÇÃO: Cia Pedras
PRODUÇÃO: Cia Pedras

Arte: Reprodução

E no domingo, 8, “Três faces” e “Além das cortinas”:

ADAPTAÇÃO LIVRE E DIREÇÃO GERAL: Iara Ribeiro
FIGURINO, CENÁRIO: Cia e alunos/as
SONOPLASTIA E ILUMINAÇÃO: Cia Pedras
PRODUÇÃO: Cia Pedras

Arte: Reprodução

Perfil
Atriz, professora, dramaturga, escritora, palhaça, diretora teatral há 30 anos, Iara Ribeiro é formada em Letras, com especializações em Teatro-Educação, Dança e Literatura. É mestre em Filosofia pela UEM, pesquisadora das linguagens do teatro, palhaçaria, teatro de rua, pantomima, dança-teatro, circo entre outras.

Iara fez cursos com grandes mestres da palhaçaria, comédia física, pantomima, dança como: Mariusa Brêgoli, Silvana Santos, Talita Oler, Janyana Barboza, Louis Louis, Fernando Vieira, Chaco, Tomate, além de desenvolver sua própria metodologia para ministrar aulas e criar exercícios e técnicas, a partir de suas pesquisas.

Serviço
A Cia Pedras Teatro Circo fica na rua Vitória, 1.202, Vila Esperança, atrás do campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), perto dos portões 7 e 8. O telefone de contato é (44) 99116-2498; Instagram: @ciapedrasteatrocircooficial; e site: www.ciapedrasteatrocirco.com.br

A companhia oferece cursos para adolescentes até profissionais, com formação e cursos extensivos/intensivos (contação de histórias, palhaços etc.).

Sair da versão mobile