A edição 2025.1 da Mostra Integrada de Licenciatura em Teatro (MILTe), do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), abre as cortinas nesta quinta-feira, 17 julho, com o espetáculo “Além da Palavra” (60 min), às 19h30, no Teatro Universitário de Maringá (TUM). Classificação indicativa: 16 anos. Entrada gratuita e ingressos distribuídos 30 minutos.
Quatro textos dramáticos. Quatro mundos. Quatro momentos decisivos. Neste exercício cênico, os estudantes da disciplina Práticas de Atuação I mergulham em cenas extraídas dos acontecimentos centrais e principais de “Édipo Rei” (Sófocles), “Um Bonde Chamado Desejo” (Tennesse Williams), “Eles Não Usam Black-Tie” (Gianfrancesco Guarnieri) e “Nossa Cidade” (Thornton Wilder). Guiados pelo método da Análise Ativa de Konstantin Stanislávski, os intérpretes exploram os instantes em que o sentido mais profundo de cada peça emerge: quando o destino é revelado, quando o desejo falha, quando a utopia desmorona ou quando a vida mostra sua grandeza esquecida.
Atuação: Agatha Gabriella Fagundes Leite, Alan Marcelino da Silva, Betina Jacoby Möller, Emanuelle Pazzinato Alves, Felipe da Silva Leite, Leandra Thiss de Siqueira, Leonardo Gabriel da Silva, Nicolly Canas de Siqueira, Pedro Ian Alves Giannini da Silva, Sandryne Correa Gotsselig, Sofia Klimeck Zielonka.
Dramaturgia textual: Fragmentos das obras de Sófocles, Tennesse Williams, Gianfrancesco Guarnieri e Thornton Wilder.
Direção/orientação: Prof. Dr. Luciano Matricardi.
Créditos da imagem: Luciano Matricardi.

A programação vai até 30 de julho, reunindo uma série de apresentações, oficinas e atividades desenvolvidas por estudantes do curso de Artes Cênicas – Licenciatura, em parceria com escolas, instituições e a comunidade em geral.
A MILTe é uma iniciativa semestral do curso de graduação em Teatro da UEM e tem como principal objetivo compartilhar com o público interno e externo os resultados de processos formativos realizados nas disciplinas, nos estágios e nas experiências de pesquisa acadêmica. Todas as ações têm entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada apresentação. O público deve ficar atento à capacidade e classificação indicativa das atividades.
O diretor de Cultura (DCU) da UEM e também professor do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC), André Luis Rosa, percebe que a mostra já é um dos grandes eventos no campo das artes cênicas em Maringá. “Temos recebido mais de mil pessoas e ao se tornar uma mostra contínua, também abre espaço e visibilidade para o que temos produzido dentro da universidade”, sintetizou, via site da UEM.

Serviço
Edição 2025.1 da MILTe
“Além da Palavra” (60 minutos)
Quinta-feira, 17, 19h30
Teatro Universitário de Maringá (TUM)
Haverá intérprete de Libras
Programação completa da Mostra: SITE e INSTAGRAM