O escritor italiano Gaetano Buompane, radicado no Brasil há mais de uma década, participará de um encontro com o clube de leitura Bons Casmurros em Maringá.
Será no dia 19 de julho, às 10h, na Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto (Biblioteca Centro), em mais uma edição do projeto “Bons Casmurros Convida”. Nesse dia, leitores e o escritor vão conversar sobre um livro dele, o “Sobre o amor e outras borboletas”, volume de crônicas lançado pela editora Litteralux no final de 2024. O evento será aberto a todas as pessoas interessadas.
Buompane já escreveu romance, publicou contos e assinou colunas em revista. Nesse livro, o primeiro dele em português, as crônicas são histórias curtas em que as protagonistas são mulheres em diferentes situações. O escritor vive em Maringá há anos.
“Estamos muito felizes em ter esse debate com o Gaetano. É uma das nossas premissas valorizar a literatura local, embora o diferencial seja que Gaetano é italiano”, disse Zilene Rezende, uma das coordenadoras do clube de leitura.
Aos 50 anos, o escritor afirmou que a obra nasceu de um desejo de troca de emoções. “O feminino, para mim ainda hoje é cheio de descobertas. Debater o meu livro é importante para ver se esse percurso, ainda ativo, vivo, está percorrendo a estrada certa. Um universo inteiro não dá para ser sondado com um livro só. Como dizia [o escritor David] Foster-Wallace, ‘fundamental é ser capaz de se interessar pelas outras pessoas e se sacrificar para elas mais e mais vezes, cada dia, em muitos modos insignificantes e pouco atraentes’”.
Além disso, Buompane quer que a obra atinja mais e mais pessoas. “Apesar de ser um livro com temáticas femininas, onde as mulheres se identificam, seria importante alcançar o público masculino também. Um diálogo aberto sobre sentimentos, emoções, amor… e outras borboletas”, disse.

Bons Casmurros Convida
O projeto “Bons Casmurros Convida” é uma iniciativa do clube de leitura Bons Casmurros e ocorre há anos. De tempos em tempos, autores são convidados a participar de uma discussão com leitores do grupo e de fora. Na edição mais recente, em abril deste ano, Bethânia Pires Amaro esteve no evento conversando sobre o volume de contos “O ninho”. Ela é ganhadora dos prêmios Jabuti e APCA, dois dos mais importantes da literatura brasileira.
Criado em 2013, o Bons Casmurros é um dos principais clubes de leitura do Brasil. Ao longo do período, mais de 200 livros já foram lidos. O grupo também foi tema de reportagens em diversos veículos e estudos acadêmicos. Entre outras obras, já foram debatidas pelos leitores do clube “Um defeito de cor”, de Ana Maria Gonçalves, “Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, e “O sol é para todos”, de Harper Lee.
Também já estiveram presentes autores como Luiz Ruffato, Aline Bei, Marcos Peres e Thays Pretti.
Os encontros do grupo ocorrem a cada três semanas no Atari Bar, a partir das 16h30. A participação é gratuita. A agenda e outras informações podem ser obtidas na página do Bons Casmurros no Instagram.
Serviço
Bons Casmurros Convida: Gaetano Buompane
19 de julho, às 10h
Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto (Biblioteca Centro), na avenida Horácio Raccanello Filho, 6090.
Gratuito.
Mais informações: Página do Instagram do “Bons Casmurros” (@clubedeleiturabonscasmurros)
Com assessoria