Escritora maringaense Mayara Blasi debate com leitores do Bons Casmurros

Aos 35 anos, Mayara Blasi é escritora e facilitadora de oficinas (Crédito: Divulgação)

A escritora maringaense Mayara Blasi participará de um debate com o clube de leitura Bons Casmurros, no próximo sábado, 23 agosto, em Maringá.

O grupo discutirá o livro “Apenas começamos”, coletânea de poemas escritos por Mayara e lançado em 2025 pela editora Minimalismos. Será no Atari Bar, a partir das 16h30. A entrada é gratuita e aberta a todas as pessoas. A ação faz parte do projeto “Bons Casmurros Convida”.

Minha Página AMP

Aos 35 anos, Mayara Blasi é escritora e facilitadora de oficinas. Seu primeiro livro aborda temas como morte e relação com a mãe. “Eu entendo que a escrita só se completa quando o livro alcança os leitores e acho mágico que as possibilidades de leitura podem se multiplicar quase infinitamente. A experiência de ser lida em um clube de leitura traz isso à tona: alguns se reconhecem no livro por aproximações aos fatos narrados ou por alguma sensação experimentada na leitura, outros olham para o trato com a linguagem, apontam uma linha num poema; alguns gostam, outros desgostam. Sem contar os efeitos mais subjetivos, como as memórias que o livro pode evocar ou qualquer outro afeto. Me faz feliz saber que o livro vira uma desculpa pras pessoas conversarem sobre os temas que eu trato ali, e torço para que inspire mais perguntas que respostas”, disse ela.

Nesse tipo de ação, a pessoa convidada ouve os comentários dos leitores em relação à obra; depois, responde a eventuais perguntas dos participantes.

Essa será a terceira edição do “Bons Casmurros Convida” em 2025. Neste ano já participaram desse tipo de debate Bethania Pires Amaro, autora de “O ninho”, e Gaetano Boumpane, autor de “Sobre o amor e outras borboletas”. Para Zilene Rezende, uma das coordenadoras do clube de leitura, essa é uma forma de “aproximar quem lê do que tem sido publicado no momento”.

O projeto “Bons Casmurros Convida” é uma iniciativa que ocorre há anos. De tempos em tempos, autores são convidados a participar de uma discussão com leitores do grupo e da comunidade. Criado em 2013, o Bons Casmurros é um dos principais clubes de leitura do país. Já foram lidos mais de 200 livros, e o grupo tem sido tema de reportagens e estudos acadêmicos. Entre os títulos debatidos estão Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e O sol é para todos, de Harper Lee.

Autores como Luiz Ruffato, Aline Bei, Marcos Peres e Thays Pretti também já participaram dos encontros. As reuniões do clube ocorrem a cada três semanas, às 16h30, no Atari Bar. A participação é gratuita.

Serviço
“Bons Casmurros Convida” – Mayara Blasi
Sábado, 23 de agosto, às 16h30
Atari Bar
Entrada grátis
Mais informações: no instagram do Bons Casmurros

Com assessoria

Sair da versão mobile