Escritora premiada, Patricia Souza de Lima participou de um bate-papo com leitores e leitoras da Cidade Canção, na noite desta quarta-feira, 17 setembro, no Sesc Maringá.
Ela venceu a categoria de contos do Prêmio Sesc de Literatura 2024 com o livro de sua autoria “A glória dos corpos menores”, que foi publicado em seguida pela editora Senac e gerou a turnê pelo Paraná para conversar com o público. Inclusive, a autora comentou sobre o frisson em torno de sua obra e da premiação.
“A glória dos corpos menores” é um livro de 11 contos, que aborda temas como envelhecimento, solidão e invisibilidade, além de experiências extremas da condição humana. Embora inclua temas como suicídio e feminicídio, o foco está na complexa relação dos personagens com a existência.
Durante o encontro no Sesc Maringá, Lima conversou sobre a temática de seu livro; a questão do gênero do conto, a “praia” da escritora, porque ela se considera mais propensa à síntese; o clube de leitura Cevadas Literárias em Bauru (SP), do qual é coordenadora, cujo funcionamento se dá em bares; a produção de um romance, que traz novo desafio de escrita; entre outros assuntos.
É autora também do livro de poesias “O amor é um solo de jazz”. Amante de gatos, Patrícia conheceu o Prêmio Sesc de Literatura em 2012 com o livro “Réveillon e outros dias”, de Rafael Gallo, e, desde então, admira autores como Juliana Leite, Tobias Carvalho, Marta Barcellos e Tônio Caetano.
A plateia pôde fazer perguntas à convidada da noite. Inclusive, o público era formado por integrantes ou representantes de clubes de leitura que funcionam na Cidade Canção. Além de leitores e leitoras do dia a dia.

O bate-papo foi mediado por Nayane Schamberlain, do Sesc Maringá. Ela explicou que, por conta de um contratempo operacional, Ricardo Maurício Gonzaga, outro escritor premiado, não pôde estar presente ao evento.
O prêmio
A edição de 2024 do Prêmio Sesc de Literatura teve 2.731 obras inscritas, sendo 1.427 livros de poesia, 656 de contos e 648 romances. A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada, formada por Luis Antonio Assis Brasil, Socorro Acioli, Cidinha da Silva, Veronica Stigger, Ana Martins Marques e Bruna Beber.
Os selecionados foram o romance “Bololô: gaiola vazia”, de autoria de Ricardo Mauricio Gonzaga; o livro de contos “A glória dos corpos menores”, de Patricia Souza de Lima; e o livro “Contra a parede”, de Antonio Veloso Maia, vencedor da categoria Poesia.
