O espetáculo “Amana” volta a Maringá para duas apresentações com entrada gratuita, nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de dezembro, às 20h, no Teatro Reviver Magó. Classificação indicativa: 16 anos.
“Estamos de volta com nosso espetáculo ‘AMANA’ no teatro que foi berço do nosso projeto, no teatro que leva o nome da nossa homenageada, Magó, Teatro Reviver Magó!”, diz o perfil da produtora do espetáculo, a Cia Duo Due, em redes sociais.
O projeto vem correndo a região Noroeste do Paraná desde novembro de 2024. São cinco cidades no total, até janeiro de 2025: Campo Mourão, Astorga, São Jorge do Ivaí, Maringá e Mandaguari.
A palavra “amana” vem do tupi e significa “água que vem do céu”. A água, este elemento feminino, conduz o caminho deste rito para evocar a história de duas irmãs separadas por uma tragédia.
Em “Amana”, a narrativa é construída com movimento, palavra e depoimento, e é corpo pulsante e memorioso. Conta a história de Magó, a bailarina e capoeirista maringaense que foi vítima de feminicídio em 2020, “mas também de um corpo resiliente que carrega em si a marca da resistência e do artivismo. Nossa dança emerge de uma lembrança viva, de um gesto de luta, de um corpo que se recusa a esquecer e que insiste em criar”, diz a companhia.
Em 2023, o país atingiu um recorde histórico de feminicídios, com mais de quatro mulheres sendo vitimadas por dia.
“Apesar desse cenário, nossa mensagem será de doçura e proximidade, partilhando nossa história com todos que escolherem sentir e refletir conosco. Esse é o nosso chamado: transformar a dor em arte, o silêncio em movimento, e convidar cada pessoa a enxergar a urgência do ‘nós!’”.
Ao final de cada apresentação, haverá uma roda de conversa aberta ao público, onde se poderá compartilhar impressões, sentimentos e reflexões sobre essa experiência de corpo e memória.
O espetáculo tem direção de Tânia Farias e coreografia de Ana Clara Poltronieri Borges e Magó Poltronieri Borges
Serviço
“Amana”
Segunda e terça-feira, 16 e 17 de dezembro
20h
Teatro Reviver Magó, Maringá-PR
Entrada gratuita – Retire seu ingresso uma hora antes da apresentação.
Classificação indicativa: 16 anos
Acessibilidade: Libras e Audiodescrição disponíveis nos dois dias
***Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal