Fruto de curso realizado no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), o espetáculo “Do Quintal da Minha Avó” será atração nos próximos dias 8 e 10 de dezembro, no mesmo CAC.
Trata-se de montagem cênico-musical que resgata memórias afetivas por meio da união entre teatro, música e poesia. A dramaturgia é assinada por Andresa Viotti, com músicas originais compostas por Renata Pereira e por Marcelo Colavitto, que também assina a direção.
A narrativa se constrói a partir de brincadeiras tradicionais e histórias familiares, conduzindo o público a um universo lúdico, poético e intergeracional. Enquanto os adultos são convidados a reviver lembranças de sua própria infância, as crianças têm a oportunidade de conhecer e experimentar jogos, cantigas e valores culturais que fazem parte da identidade brasileira.
A montagem reúne artistas de duas companhias que têm destaque na cena local: Grupo Meu Clown e Cenatrupe, que uniram forças para viabilizar o processo criativo e formativo dentro do curso curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). A iniciativa reforça a importância de projetos educativos que aproximam artistas, instituições e comunidade, fortalecendo a produção teatral da região.
As apresentações públicas acontecem gratuitamente nos dias 8 de dezembro (segunda-feira), às 20h; e 10 de dezembro (quarta-feira), às 10h, na sede do CAC, localizada na Rua XV de Novembro, 514.
Origem
O Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá, promoveu ao longo do segundo semestre de 2025 o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Montagem Teatral, realizado no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC).
A formação foi conduzida pelo docente e diretor teatral Marcelo Colavitto e como resultado do processo formativo, nasce o espetáculo “Do Quintal da Minha Avó”.
