O artista visual Bruno Pesch, em parceria com a produtora cultural Joyce M. Teruya, vai inaugurar a exposição “Ausências na Presença” no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), dia 8 de março. Classificação indicativa livre.
A abertura será marcada por uma vernissage aberta ao público no mesmo dia, a partir das 20h. O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
“A mostra explora a criação de esculturas em arame galvanizado, que levantam discussões sobre como a ausência afeta os indivíduos e como ela se manifesta. O resultado são obras compostas por metáforas visuais que abordam as ausências inerentes à presença”, diz o material de divulgação.
O público poderá conferir nessa mostra 12 obras inéditas, incluindo uma interativa. Utilizando o arame galvanizado, material maleável e expressivo, o artista convida o público a contemplar volumes diversos, definidos por contornos e linhas que revelam o vazio.
“O trabalho com o arame nos permite investigar maneiras de desenhar no espaço com um material que desafia os limites do campo da escultura. Um dos artistas pioneiros no uso do arame na criação artística é Alexander Calder, uma grande inspiração para mim”, completa Bruno Pesch, via postagem.
Oficina
“Ausências na Presença” também oferecerá uma oficina de escultura em arame, ministrada por Bruno Pesch no dia 29 de março, no CAC Márcia Costa (Av. XV de Novembro, 514 — Zona 01), das 14h às 16h.
Serão oferecidas 10 vagas, com inscrições AQUI. A idade mínima para participar é de 14 anos. O critério de seleção é pela ordem de inscrição.
A Oficina de Escultura em Arame foi criada para quem nunca teve contato com essa técnica escultórica e deseja explorar as possibilidades criativas desse material, que transita entre o bidimensional e o tridimensional.
Durante a atividade, serão abordados os fundamentos da escultura em arame, com o objetivo final de criar uma pequena obra. A oficina será conduzida pelo artista visual Bruno Pesch.

Serviço
Exposição “Ausências na Presença” de Bruno Pesch
Vernissage: 08/03/2025 às 20h
Período de visitação: 08/03/2025 a 01/04/2025
Horários de visitação: de segunda a sexta das 8h às 11h30 – 13h às 17h30
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa, no Espaço de Artes Visuais – 1° Piso (Av. XV de Novembro, 514, centro)
Entrada gratuita | Classificação livre
Ficha Técnica
Obras: Bruno Pesch e Joyce M. Teruya
Produção: Joyce M. Teruya
Montagem e iluminação: Pedro H. Daniel
Fotografia: Isa Angioletto e Augusto Perego
Textos: Mariana V. Sarache
Identidade visual: Fernando Souza / Maringaense Cultural
Direção de comunicação: Fernando Souza / Maringaense Cultural
Agradecimentos especiais: Ateliê Culturama, Raquel Carreira, Mora Estúdio e Ceci Brasão
Produzido com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) Lei Complementar n° 195/2022. Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Prefeitura do Município de Maringá e Secretaria de Cultura de Maringá