Exposição MATER, da artista Giowanella, questiona valores associados à mulher pela sociedade

Crédito: Divulgação

A exposição MATER, da artista Giowanella, com curadoria de Danny Bittencourt, está em cartaz no Teatro Callil Haddad, na Sala de Exposições, até 10 de setembro, e a entrada é gratuita. Classificação Indicativa: 14 anos.

A mostra chegou a Maringá após uma estreia de impacto em Curitiba, no Museu da Fotografia, em 2023; e uma temporada aprovada em edital no Mab (Museu de Arte de Blumenau), em Santa Catarina, no ano seguinte.

Minha Página AMP

A exposição questiona visões da sociedade em relação à mulher: Por que elas ainda têm seu valor associado à maternidade? Vivemos em um cenário que historicamente coloca a maternidade como um ideal feminino, ligado ao papel social e cultural da mulher. Isso estabelece que ela só se tornará completa, realizada e inteira, quando cumprir o seu papel absoluto de mãe.

Esse discurso, construído a partir de estruturas sociais e religiosas arcaicas, submete mulheres do mundo todo a uma pressão cruel e a uma série de desigualdades sociais e econômicas. A exposição MATER, composta por autorretratos da artista Giowanella, problematiza a relação da identidade da mulher com a maternidade.

Através da fotografia híbrida, a artista propõe uma reflexão que busca o empoderamento das mulheres e a equidade de gênero, essenciais para a construção de uma sociedade mais saudável e mais inclusiva. A arte, por definição, tem o papel de retratar e questionar o status quo, e a obra de Giowanella tem exatamente essa função.

Brasileira, atriz, fotógrafa, produtora, videomaker e educadora, a obra de Giowanella como artista visual traz a consistência e a dramaticidade do teatro, com foco no estudo e desenvolvimento do autorretrato como ferramenta crítica e de questionamento.

Com mais de dez anos de experiência, dedica-se à fotografia Fine Art como meio de expressão artística, buscando sempre a reflexão e crítica de questões sociais. Em 2022, iniciou estudos e experimentações criativas com novas linguagens, iniciando produções com a fotografia híbrida.

A exposição MATER, produzida com verba de incentivo à cultura – Lei Municipal de Maringá Nº 9052/2011 – Convite às Artes Visuais – fica em cartaz entre agosto e setembro no Teatro Callil Haddad, em Maringá, com entrada gratuita.

Serviço
Exposição MATER
Período expositivo: até 10 de setembro de 2025
Local: Sala de Exposições Hélenton Borba Côrtes – Teatro Callil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500 – Zona 04, Maringá/PR)
Horários de visitação: Segunda a sexta: 08h às 21h Sábado, domingo e feriado: 08h às 17h
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada franca
Apoio: Acesso Music, Camargo Arte, Versus Fotogaleria
Realização: Secretaria de Cultura, Prefeitura de Maringá

Ficha técnica
Curadoria: Danny Bittencourt
Produção: Giowanella
Impressão: Versus Fotogaleria
Molduras: Camargo Arte
Montagem e iluminação: Leonardo Fabiano
Assessoria de Imprensa: Acesso Music

Sair da versão mobile