Exposição ‘Nativos’ está aberta no Teatro Calil Haddad, em Maringá

Crédito: Reprodução/Sec. Cultura

A exposição “Nativos”, de Rebeca Sileman, está aberta no Teatro Calil Haddad. Entrada gratuita. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; sábados e domingos, das 8h às 18h. Classificação Indicativa: Livre.

“Nativo, nas pinturas de Rebeca denota pertencimento, ancestralidade, espiritualidade e herança histórica. Assim, o nativo deixa de ser comum e passa a ser substantivo próprio, o sujeito de sua oração”, diz a Secretaria de Cultura (Semuc), por meio de post nas redes sociais.

Minha Página AMP

Inspirada por sua ancestralidade indígena, Rebeca conecta-se ao “Grande Espírito”, divindade xamânica, por meio da música. É ouvindo os cantos destes povos que Rebeca eleva sua consciência e numa espécie de semi-transe lúcido representa com pigmentos em tons terrosos, os sentimentos e visões dos personagens que vinham à sua mente.

“O trabalho torna-se uma homenagem aos ancestrais indígenas, e é uma forma de reconhecimento da existência e do valor dos saberes dos povos nativos. A doação ao museu aconteceu para ampliar as vozes dos povos originários por representá-los no contexto artístico, enfocando a percepção dessas culturas e da sua relação com o território”, diz a Semuc.

Artista
Nascida em Mauá-SP em 1990, Rebeca é formada em moda e já realizou diversas exposições individuais. Em 2023, doou ao Museu Municipal Hélenton Borba Côrtes uma coleção de 15 aquarelas retratando figuras humanas de etnias brasileiras e norte-americanas, produzida durante o confinamento da pandemia.

Serviço
“Nativos”, de Rebeca Sileman
Entrada gratuita
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; sábados e domingos, das 8h às 18h
Classificação Indicativa: Livre
Teatro Calil Haddad: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2.500
Visitas guiadas devem realizar agendamento prévio para garantir a disponibilidade da equipe.
Para agendamento e mais informações: (44) 3218-6120 / 6121 / 6122 ou 6128.

Sair da versão mobile