Fernando César e Tiago Tunes emocionam público com chorinho no Sesc Maringá

Acompanhados da percussionista Lene Black, eles fizeram um giro do Sonora Brasil 2024/2025 pela Cidade Canção (Crédito: Cristiano Martinez)

O violonista Fernando César e o bandolinista Tiago Tunes, ambos do Distrito Federal, se apresentaram na noite desta terça-feira, 12 de novembro, no teatro do Sesc Maringá.

Acompanhados da percussionista Lene Black, eles fizeram um giro do Sonora Brasil 2024/2025 pela Cidade Canção. Muito choro e música instrumental. Além das explicações intercaladas a cada música.

O violonista Fernando César iniciou sua vida musical em 1981 no Clube do Choro de Brasília, apresentando-se pela primeira vez junto com seu pai, José Américo, e seu irmão Hamilton de Holanda. Por 21 anos foi professor de Violão na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello. A carreira de Fernando César é formada em completa imbricação à cena do choro brasiliense, e a partir dela e em diálogo com as referências de grandes instrumentistas de outras localidades, que César se forma violonista de 7 cordas, arranjador e compositor. O violonista forma grupos, propõe a articulação do choro com outros gêneros musicais e se dedica à preservação, inovação e difusão do choro.

Violonista Fernando César (Crédito: Cristiano Martinez)

Tiago teve seu primeiro contato com o bandolim aos sete anos, incentivado pelas rodas de choro de Brasília. Ao longo de sua carreira, fez apresentações ao lado de artistas como Hamilton de Holanda, Gabriel Grossi, Bebê Kramer, Cainã Cavalcante, Rogério Caetano e Fernando César. Fora do Brasil, já passou pela França e pela Suíça. Possui dois trabalhos lançados como artista principal, os discos “Tiago Tunes” e “Indo a Pé”, além de ter atuado em trabalhos de outros músicos e também possuir composições de sua autoria registradas por artistas brasilienses. Foi premiado nas categorias de melhor arranjo e melhor música instrumental no Festival de Música da Rádio Nacional FM, coma composição “Estação do Choro”, no ano de 2021.

Sonora Brasil
O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em 2024, o projeto apresenta o tema “Encontros, tempos e territórios”. A temática destaca um aspecto fundamental do Sonora Brasil, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes.

Ao entender a música como produto de tempo e território, que reflete e dialoga com a sociedade e os tempos históricos, a curadoria partiu de uma representatividade das cinco regiões e do conceito de intergeracionalidade e diálogos entre tradição e contemporaneidade, local e universal, para selecionar dez duplas de artistas, que irão criar espetáculos inéditos para o projeto.

Tiago teve seu primeiro contato com o bandolim aos sete anos (Crédito: Cristiano Martinez)

Os encontros mostram a relação entre tempos históricos e territórios nas criações artísticas e trazem em suas músicas paisagens de territórios e a relação com diferentes movimentos musicais da música popular brasileira nas cinco regiões do país.

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