Os leitores e leitoras da região da Cidade Canção (ou “Cidade das Letras”?) já podem começar a se preparar para a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim). As primeiras atrações do evento foram confirmadas nesta quarta-feira, 19 de julho. As informações são do PublishNews, portal especializado no mercado editorial.
Anote na agenda os nomes anunciados: a premiada jornalista Patrícia Campos Mello, o escritor português Afonso Cruz e a autora paranaense Luci Collin.
Repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, Campos Mello escreveu “A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”. Ela é vencedora de diversos prêmios como Maria Moors Cabot, Internacional de Liberdade de Imprensa e do Rei da Espanha.
Por sua vez, Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico. Foi vencedor do Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco de 2010, com o livro “Enciclopédia da Estória Universal”, e do Prêmio da União Europeia de Literatura, com “A boneca de Kokoschka”.
E Collin tem 24 livros publicados, dos quais a obra “A palavra algo” fez parte das obras literárias do vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ela é conhecida pela experimentação e abordagem de temas da pós-modernidade, como metanarrativas e crises identitárias.
Local
Neste ano, as ações ocorrerão entre os dias 4 e 8 de outubro, no estacionamento do Estádio Willie Davids, local que já foi casa da Flim em outros tempos. O evento, cujas ações e palestras são gratuitas, reunirá literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas outras atividades culturais para a comunidade.
Em 2023, o tema escolhido para a Flim é “10 edições, uma jornada”. A organização e investimento são da Prefeitura de Maringá, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). O objetivo do evento é discutir o Brasil, a sociedade e também o fazer literário.
“É uma grande festa que mostra o compromisso da nossa gestão com a valorização da arte, literatura e cultura. É importante destacar também que a Flim garante a oportunidade de artistas e produtores divulgarem os trabalhos, obras literárias e produções artísticas, o que representa geração de renda para essa categoria”, destaca o prefeito Ulisses Maia, em comunicado citado pelo PublishNews.
Neste ano, a estimativa é que o evento reúna público de 50 mil pessoas. O município divulgará em breve a programação completa da Flim 2023, com anúncio de novas atrações.
Estandes
A Prefeitura de Maringá iniciou cadastro para interessados em utilizar estandes ou espaços na Festa Literária Internacional de Maringá. As pessoas físicas e/ou entidades representativas interessadas podem explorar os espaços mediante patrocínio. O chamamento está aberto e segue até 22 de setembro. Os interessados devem realizar cadastro em formulário online.
Para exploração de cada estande, o interessado oferece em contrapartida um patrocínio em livros, que serão repassados para as escolas públicas da cidade, ou em materiais de divulgação da festa.
O secretário de Cultura, Victor Simião, destaca que o edital de chamamento intensifica as ações da gestão municipal de valorização das artes literárias. “Vamos incentivar a participação dos expositores e fomentar a leitura e a literatura. Não há nenhum tipo de lucro para o município, mas ferramentas importantes para estímulo da criatividade e formação dos nossos pequenos leitores”, diz, em nota.