Em 2024, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) terá nova casa. Ao contrário de anos anteriores, quando foi realizada no estacionamento do Estádio Regional Willie Davids ou na “Praça da Prefeitura”, desta vez o rumo é o Teatro Calil Haddad, de 11 a 15 de setembro.
“A gente vai transformar o Calil na Flim. A intenção se chama ‘Flim Fora do Centro’. A gente estará lá com grandes escritores, grandes debates… só que dentro do nosso teatro”, diz o secretário municipal de Cultura, Paulo Schoffen, o Paulinho, em entrevista ao jornal O Maringá.
Paulinho reconhece que o Calil Haddad é longe, mas é preciso levar as pessoas até esse tradicional espaço cultural da cidade. “Às vezes, tem gente que nunca entrou”, destacando que a cultura sempre se inventa e reinventa.
Vale lembrar que a região da Praça Deputado Renato Celidônio está em obras por conta do projeto do Eixo Monumental.
Mês da Música
Antes da Flim 2024, Maringá será palco para o Mês da Música, de 18 a 31 de agosto. “Tem a intenção de levar a música a todas as partes da cidade”, afirma Paulinho, destacando os eventos pontuais da programação, como é o caso da “super banda”, formada por quase 200 músicos tocando repertório ensaiado e de improviso.
Além, claro, das performances em locais públicos da Cidade Canção, como no restaurante popular, bares, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). “E a gente vai terminar com um grande show no Teatro Calil Haddad a nível nacional”, cujo nome ainda não pode ser revelado, pois está em fase de contratação.
Tudo isso de forma gratuita, democratizando o acesso à música, frisa o secretário.