Batizado de G7, um bloco intermunicipal reúne sete cidade do Paraná para discutir as políticas culturais nos âmbitos local, estadual e federal.
O grupo é formado por Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Guarapuava e Toledo. Aliás, a Prefeitura da Cidade Canção, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), participou do surgimento do G7.
A primeira reunião oficial ocorreu na semana passada, em Ponta Grossa. Nos dias 11 e 12 de abril, o grupo se reuniu e cumpriu uma série de atividades, discutiram sobre a formalização do grupo e quais pautas comuns podem entrar no radar das sete cidades. Os gestores também conheceram o trabalho da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa.
Segundo informações da Semuc, o objetivo do G7 é estabelecer pautas em comum e articulação junto aos governos estadual e federal. Somados, os municípios têm mais de dois milhões e meio de habitantes, sendo uma força importante para a economia da cultura no Paraná.
Uma das metas é criar um projeto de circulação entre as sete cidades. Dessa forma, artistas de um local poderiam levar seu trabalho para os demais municípios, criando um fluxo de troca e aprendizagem.
“É mais uma ação que mostra o peso de Maringá nos principais debates. Queremos mostrar o que há de melhor nas artes em nosso município, e receber o que há de melhor nas outras cidades. Vai ser um intercâmbio fundamental”, disse o secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, via assessoria.