Grupo Folclórico Anjos da Guarda promove ritual de ‘Morte do Boi’

Crédito: Ana Rodes

Para cultivar a tradição do Bumba Meu Boi, o Grupo Folclórico Anjos da Guarda promove, no próximo dia 14 de dezembro, o Guarnicê do Boi – Edição Morte do Boi. Esse evento, que sempre aconteceu de forma independente, pela primeira vez está sendo viabilizado por meio de um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Por meio deste projeto, também serão realizadas outras atividades formativas, festejos e ações gratuitas, como, por exemplo, uma oficina de bordado que acontecerá neste sábado, dia 30 de novembro, com o facilitador Mestre Valdeir.

O Bumba Meu Boi é uma das mais importantes e tradicionais manifestações culturais do Brasil, especialmente no Nordeste. Com influências indígenas, africanas e europeias, teve origem no século XVIII. A cidade de São Luís, no Maranhão, é considerada a capital do Bumba Meu Boi, que é tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O Grupo Anjos da Guarda preserva em suas tradições os mesmos moldes do boi maranhense, desde a forma de se manifestar até o seu significado social e efeito aglutinador.

Todos os anos, o ciclo do Boi começa e termina em duas festas: o nascimento/ batismo e a morte. No dia 14, o Anjos da Guarda se despede do boi “Nova Conquista”. “O Ritual de Morte do Boi é um momento de agradecimento. Celebramos as conquistas deste ano e pedimos ao nosso boi que leve consigo as dores, os desafios e tudo aquilo que nos enfraqueceu, abrindo caminhos para um 2025 repleto de força, equilíbrio e realizações. É também um espaço de partilha, união e fortalecimento coletivo”, explica Ishadale Sousa, uma das integrantes do grupo. Para ela, “o bumba meu boi é uma manifestação viva de nossa ancestralidade, profundamente conectada à espiritualidade e aos elementos da natureza. Neste momento especial, será muito importante contar com o axé e a energia das pessoas”, diz

O evento também terá a participação da Mestra Tamá Freire (Sobradinho/DF), que vai ministrar uma oficina pela manhã. Haverá, ainda, apresentações dos grupos Capoeira Angola Dinda e Maracatu Baque Mulher, além de uma feira de produtos, comidas e bebidas, para a qual estão abertas as inscrições de expositores interessados em participar. O evento terá cerca de 4 horas de duração. A festa do batismo do boi será realizada em meados de 2025.

Crédito: Ana Rodes

Histórico
Fundado em 1995 em Maringá, o Anjos da Guarda tem como objetivo difundir a Cultura Popular do Bumba Meu Boi no município, valorizando os conhecimentos e festividades tradicionais criados e perpetuados pela população negra de nosso país.

Em seus quase 30 anos de atuação, o grupo tem realizado diversas ações nos âmbitos da cultura e das artes e também no campo da educação e da assistência social, como o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas municipais e estaduais, em instituições de ensino básico e superior, além de promover oficinas de folclore, dança e instrumentos para a comunidade, proporcionando a crianças, adultos e idosos a vivência cultural do folguedo Bumba Meu Boi.

O grupo foi registrado como Bem Imaterial de Maringá em 2022, como forma de reconhecer sua importante atuação em prol da defesa e preservação da Cultura Popular, além de sua contribuição para a população maringaense, sobretudo no que se refere à comunidade negra e periférica.

Serviço
Oficina de Bordado com Mestre Valdeir
Dia 30/11, das 9h às 12h, na Casa Luanda (Travessa Liberdade, 245, Zona 8)

Guarnicê do Boi – edição Morte do Boi
Dia 14 de dezembro a partir das 16h
Local: Casa Luanda na Av. Gastão Vidigal, 55 – Maringá (novo endereço)

Formulário de inscrição para expositores: https://forms.gle/2CzxmXiiK2rjDkpG8

PROJETO APROVADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA – GOVERNO DO PARANÁ, COM RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO, MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL.

Com informações de assessoria

Sair da versão mobile