Uma das atrações que mais mexeram com corpos e mentes na Virada Cultural de Maringá foi da Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena. A apresentação do espetáculo “Cangoma chama” ocorreu neste sábado, 13 de julho, na praça do antigo aeroporto.
Sem precisar dos dois palcos, o Sucena foi até o povo e chamou o público para entrar na roda e participar das atividades.
“Quando a gente vem para a Virada Cultural, mostra um pouco da cultura que a gente vem desenvolvendo em Maringá há 35 anos”, diz Mestre Chuppim, em entrevista à reportagem. Ele explica que o espetáculo fez um pouco do samba de roda, um pouco da capoeira… “tudo isso faz parte da cultura afro-brasileira”, destacando que o Sucena é ponto de cultura em Maringá e desenvolve esse trabalho todo.
Inclusive, o Mestre convida a comunidade para conhecer o espaço da associação, que fica na Av. São Judas Tadeu 1.885, no Conj. Hermann Moraes de Barros. O local oferece aulas de capoeira para todas as idades e danças afro-brasileiras.
Manifestação cultural
“O que a gente fez foi uma manifestação cultural que a gente vem fazendo constantemente”, referindo-se ao espetáculo apresentado na Virada.
Inclusive, o Sucena levou cerca de 20 membros do grupo, movimentando 200 pessoas durante o evento, tudo no gramado da praça. “Para nós, da cultura popular, é melhor estar junto com as pessoas, com o público, para interagir”, diz Chuppim, destacando esse fator de proximidade, quebrando a barreira do palco.
Nesse sábado, os integrantes se utilizaram do canto e de instrumentos como congas, berimbaus, triângulos, pandeiro e agogô.
Já o grupo folclórico, que se apresenta com regularidade em teatros, por exemplo, é formado por 12 integrantes.
Evento
A Virada Cultural 2024 é uma realização da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura. As atrações têm acesso gratuito.
A programação segue neste domingo, 14, com destaque para o encerramento a cargo da cantora de MPB Ana Cañas, às 20h30. Programação completa AQUI.
Apresentação
Mais um pouco do que foi a apresentação do Sucena neste sábado (fotos de Cristiano Martinez):