A IX Semana de Artes da UEM (SAU) vai reunir, entre os dias 11 e 14 de novembro, atividades como exposições artísticas, palestras, oficinas, exibição de filmes e espetáculos de música, dança, teatro e performance – todas com entrada gratuita e aberta à comunidade.
Após uma seleção com mais de 100 inscrições de projetos para compor a programação, a SAU vai receber artistas de Maringá, Curitiba, Londrina, Paranavaí, Cianorte, Sarandi e Pontal do Paraná.
O diretor de Cultura da UEM, professor André Luis Rosa, conta mais detalhes do evento em episódio do podcast Sala Vip do jornal O Maringá:
Promovida pela Diretoria de Cultura da UEM (DCU), a SAU tem como objetivo incentivar e valorizar as atividades artísticas da comunidade interna e externa no ambiente universitário,além de democratizar o acesso à arte e à cultura para a população. Uma das ações será a parceria com escolas públicas, oferecendo estrutura para levar estudantes ao campus.
A primeira edição da Semana de Artes da UEM ocorreu em 1995 com o intuito de alcançar a comunidade por meio do compartilhamento das atividades artísticas desenvolvidas dentro da Universidade. Ao longo dos anos, o evento integrou apresentações de vários grupos artísticos de Maringá e ocupou diversos espaços culturais da cidade. Após um hiato de 20 anos, o evento foi retomado no ano passado, carregando o lema “Viemos para ficar!”.
Neste ano, a SAU conta com o apoio do Hub Hotel e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) e patrocínio da Itaipu Binacional. Com o lema “Cultura resiste! UEM 55 anos”, a IX Semana de Artes reforça a importância da celebração e resistência da arte e da cultura no ambiente universitário, como produção de conhecimento plural. Para mais informações, acesse o Instagram da DCU (@dcu.uem).
