Morto nesta segunda-feira, 17 de julho, aos 88 anos de idade, João Donato marcou a música popular brasileira pelo seu trabalho como cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador.
Segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), que lamentou profundamente a perda, Donato deixa como legado musical mais de 442 composições e 718 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil.
O artista era um dos importantes representantes da Música Popular Brasileira e da Bossa Nova. “Neste momento de muita tristeza, o Ecad se solidariza com familiares e amigos”, diz o órgão.
Segundo o Ecad, “A rã”, uma parceria com Caetano Veloso, foi a música de sua autoria mais regravada. No ranking das mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública, a liderança ficou com “A paz”, composição em parceria com Gilberto Gil.
A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) determina que os herdeiros de João Donato continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais por suas obras musicais por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias).
– Ranking das músicas de autoria de João Donato mais regravadas:
– Ranking das músicas de João Donato mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina):
Texto com informações do Ecad