Licitação do espaço cultural Oscar Niemeyer será feita em junho, diz prefeito

Trata-se de um antigo empreendimento que somente agora, na atual gestão municipal, deve ser feito. O complexo cultural faz parte do projeto "Ágora", desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) nos anos de 1980, mas nunca saiu do papel

Ordem de serviço

O Centro do Eventos, resgatado depois de décadas, será o que sobrou do Projeto Ágora Crédito: Reprodução

A licitação do espaço cultural Oscar Niemeyer (ou Centro de Eventos Oscar Niemeyer) será feita em 13 de junho de 2023. O anúncio foi feito pelo prefeito de Maringá Ulisses Maia, durante entrevista exclusiva a este O Maringá, no evento de reabertura da biblioteca do Jardim Alvorada.

“[Centro de Eventos Oscar Niemeyer] é uma das maiores obras que Maringá vai ter”, diz o prefeito, informando que, em breve, será feita a construção do complexo, em parceria com o governo federal.

Trata-se de um antigo empreendimento que somente agora, na atual gestão municipal, deve ser feito. O complexo cultural faz parte do projeto “Ágora”, desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) nos anos de 1980, mas nunca saiu do papel.

Em dezembro de 2022, a Prefeitura divulgou que o complexo será construído entre as avenidas João Paulino Vieira Filho e Horácio Raccanello Filho, ao lado do Terminal Urbano.

A Caixa Econômica Federal já validou o projeto. A estimativa do custo da obra é de R$ 64 milhões, recurso do governo federal e contrapartida do município, por meio de convênio com o Ministério do Turismo. Parte da verba já está disponível.

Crédito: Divulgação

Durante o “Café com a Imprensa”, realizado no dia 30 de maio de 2023, Maia voltou a falar sobre o assunto do centro cultural, acrescentando que se trata de uma obra complexa, ainda mais em se tratando de projetos do famoso arquiteto Niemeyer, figura de proa na história cultural brasileira.

“O dinheiro está garantido: parte do governo federal, parte do município”, diz o prefeito. Se tudo correr conforme o previsto, a obra deve iniciar dois meses depois de escolhida a empresa. Mas, em um ano e meio, um projeto dessa magnitude não ficará pronto, ficando seu término para a próxima gestão municipal, avalia Maia. “Mas estará em fase avançadíssima e o mais importante: com recurso garantido na conta”.

Cine Plaza
Outro assunto abordado pelo prefeito é o Cine Teatro Plaza, que vive impasse judicial para resolver a questão da desapropriação do espaço localizado em frente da Praça Raposo Tavares, no Centro de Maringá.

“O projeto já está pronto. Uma vez que resolvida na Justiça, nós imediatamente faremos também a reforma do Cine Teatro Plaza, entregando mais um belíssimo espaço de lazer e cultura para a população”, afirma Maia.

Sair da versão mobile