Livro de vencedora do Prêmio Sesc é finalista do 66º Jabuti; autora vai estar em Maringá no dia 12

O Maringá

Detalhe da capa da edição do livro pela Record. (Crédito: Reprodução)

O Prêmio Sesc de Literatura é pé quente. Os autores e autoras premiados ganham relevância e costumam se destacar nos principais concursos literários do país.

Vencedor com o romance “Outono de Carne Estranha” em 2023, o paraense Airton Souza é finalista do Prêmio Oceanos 2024.

Já a pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro venceu com a coletânea de contos “O Ninho” na edição de 2023. E, nesta terça-feira, 5 de novembro, este livro lançado pela Record foi anunciado como finalista do 66º Prêmio Jabuti, na categoria Conto. Trata-se da mais tradicional premiação do mercado brasileiro.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 19 de novembro, no Auditório Ibirapuera, administrado pela Urbia, em São Paulo, com acesso exclusivo para convidados. Na ocasião, serão anunciados os vencedores das 22 categorias, que abrangem os eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, além do aguardado Livro do Ano.

Os vencedores de cada categoria serão premiados com a icônica estatueta do Jabuti e R$ 5 mil, exceto na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

Amaro é advogada pública e trabalha na Secretaria Municipal de Educação do município de São Paulo. Escreve desde criança, mas na pandemia decidiu se dedicar à literatura cotidianamente, assim como a pesquisas sobre a maternidade.

“O Ninho” disseca as relações familiares sob a ótica feminina e busca dessacralizar a casa como um lugar idílico e de segurança afetiva. As histórias vão se desenrolando para trazer à luz a disfuncionalidade do ‘lar’, em que o amor muitas vezes se mistura a dores e cicatrizes.

SESC MARINGÁ
Mais um detalhe: tanto Airton Souza quanto Bethânia Pires Amaro têm encontro marcado com leitores e leitoras de Maringá no próximo dia 12 de novembro, das 19h às 21h. Entrada gratuita.

A dupla participará do Circuito de Vencedores no Sesc maringaense. Os autores irão se encontrar com leitores e participantes dos Clubes de Leitura para conversar sobre suas premiadas publicações.

Sair da versão mobile