Em vídeo divulgado neste sábado, 26 de agosto, nas redes sociais, o prefeito de Maringá Ulisses Maia e o secretário de Cultura Victor Simião confirmaram mais dois nomes para a edição 2023 da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim): Geovani Martins e Tom Farias.
O primeiro é escritor, contista e cronista carioca. Ele estreou de maneira retumbante na literatura brasileira com “O sol na cabeça”, livro composto de 13 contos. Depois, veio seu primeiro romance “Via Ápia”, que conta a história de cinco jovens com a vida abalada quando a polícia invade a Rocinha para instalar uma UPP.
Já Tom Farias é jornalista e escritor. É também pesquisador focado no resgate de personalidades negras brasileiras.
Ambos se juntam às atrações já confirmadas em julho pelo portal PublishNews e publicadas em primeira mão na região de Maringá por este jornal: Patrícia Campos Mello, Afonso Cruz e Luci Collin.
Repórter especial do jornal Folha de S. Paulo, Campos Mello escreveu “A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”. Ela é vencedora de diversos prêmios como Maria Moors Cabot, Internacional de Liberdade de Imprensa e do Rei da Espanha.
Por sua vez, Cruz é escritor, ilustrador, cineasta e músico. Foi vencedor do Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco de 2010, com o livro “Enciclopédia da Estória Universal”, e do Prêmio da União Europeia de Literatura, com “A boneca de Kokoschka”.
E Collin tem 24 livros publicados, dos quais a obra “A palavra algo” fez parte das obras literárias do vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ela é conhecida pela experimentação e abordagem de temas da pós-modernidade, como metanarrativas e crises identitárias.
Evento
Neste ano, as ações ocorrerão entre os dias 4 e 8 de outubro, no estacionamento do Estádio Willie Davids, local que já foi casa da Flim em outros tempos. O evento, cujas ações e palestras são gratuitas, reunirá literatura, exposições, apresentações artísticas e diversas outras atividades culturais para a comunidade.
Em 2023, o tema escolhido para a Flim é “10 edições, uma jornada”. A organização e investimento são da Prefeitura de Maringá, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). O objetivo do evento é discutir o Brasil, a sociedade e também o fazer literário.
Letrux
Além das atrações já anunciadas para os leitores, a Flim 2023 terá show com a Letrux, uma cantora, compositora, atriz e escritora brasileira.
Pré-Flim
Mas o “esquenta” para o evento acontece ainda neste mês de agosto. Na próxima quinta-feira, 31, os apaixonados por literatura poderão curtir a ′Pré-Flim 2023′, com o tema ′90 anos de A.A. de Assis – o fundador da literatura em Maringá′. Promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), o evento acontece às 15h30 na Biblioteca Municipal Bento Munhoz da Rocha (Biblioteca Centro).
O evento prestará uma homenagem a A.A. de Assis, autor de ′Robson′, primeiro livro publicado em Maringá. O boneco do livro ganhará um espaço exclusivo na Biblioteca Centro para exposição. Na sequência, haverá um bate-papo com o escritor.
Recentemente, ′Robson′ foi tombado como patrimônio histórico da cidade por meio da Comissão Especial de Preservação ao Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura (CEPPHAC). O decreto foi assinado pelo prefeito Ulisses Maia no dia em que Antônio Augusto de Assis recebeu a comenda ′Dom Jaime Luiz Coelho′, maior honraria entregue no município, na Câmara de Vereadores.
***Com informações da Secom Prefeitura