Em tour literário pelo Norte/Noroeste do Paraná, o escritor Luigi Ricciardi lança seu novo livro em Londrina e Maringá nesta semana. Trata-se de “Fragmentos de uma ausência” (ed. Mondru), uma dolorosa equação da perda decifrada no formato de autoficção.
Após o evento em Londrina na sexta-feira, 26 setembro, Ricciardi volta à Cidade Canção, onde já morou e trabalhou, para conversar com leitores e leitoras no dia seguinte, sábado, 27. Sob mediação do jornalista e sociólogo Victor Simião, o bate-papo será na Biblioteca Centro (av. adv. Horácio Raccanello Filho, 6.090), às 10h. Haverá também sessão de autógrafos e venda de exemplares da obra.
O novo romance de Luigi surge como uma obra profundamente pessoal e inovadora que mergulha na complexidade da dor e da ausência deixada por um relacionamento findo. Mais do que um simples relato do término, o livro narra a jornada de um eu partido em fragmentos, buscando (re)construir-se após a implosão emocional causada pelo fim da relação com Bê.
É uma exploração confessional que se posiciona abertamente no território da autoficção, misturando memórias reais e elementos inventados.
A narrativa é intencionalmente fragmentada e não linear, refletindo a própria natureza da memória e do trauma. O leitor é levado por uma sequência de “fragmentos”, capítulos cujos títulos utilizam termos da matemática e da ciência como “Cálculo”, “Função Exponencial”, “Máximo Divisor Comum”, “Parábola” e “Volume”. Essa estrutura não é apenas um recurso estilístico, mas uma inovação marcante que serve como metáfora central para a tentativa do narrador de quantificar, analisar e encontrar sentido ou um “resultado final” no caos emocional da perda.
Um dos aspectos mais intrigantes da obra é a postura metanarrativa do autor/narrador, que explicitamente questiona a própria veracidade do que conta. Luigi Ricciardi chega a afirmar que Bê seria uma personagem cem por cento inventada, embora se apaixone por suas próprias criações. Essa relação tensa entre realidade e ficção, aliada à declaração de ser um narrador “canalha mentiroso” em certos momentos, desafia o leitor e adiciona camadas de reflexão sobre a natureza da narrativa e da memória.

Autor
Luigi Ricciardi é escritor, professor e editor. Doutor em Letras, é professor de língua e literatura francesa, além de tradutor. Publicou, entre outros, o romance “Os passos vermelhos de John” (Litteralux, 2020) e o livro de contos “O descobrimento do Brasil” (Patuá, 2023).
“Fragmentos de uma ausência” é a sua primeira obra lançada pela Mondru.