A Mostra Cinema e Saúde inicia nesta segunda-feira, 14 abril, no Cine UEM com a exibição do longa documental “A Menina Sob o Véu” (2025), escrito e dirigido por Julia Ferreira e produzido pela Desatino Filmes através de recursos da Lei Paulo Gustavo.
O documentário é apresentado a partir dos relatos de Edneia, que aos 12 anos é vítima de abuso dentro de seu próprio núcleo familiar, no norte do estado de Minas Gerais.
“A Menina Sob o Véu” é construído a partir de imagens carregadas de simbolismo e memórias de Edneia, contando uma história real que se assemelha a outras histórias passadas e presente, revelando cicatrizes do abuso infantil que continuam abertas, ainda que tentem ser escondidas.
Após a sessão, haverá um bate-papo com a equipe do filme.
Realizadores do filme
JÚLIA FERREIRA (direção): é formada em Comunicação (UFBA) com pós-graduação em cinema na University of The Arts London (Inglaterra) e Universidad San Pablo CEU (Espanha). Sua minissérie “Sonhadores” está disponível na Amazon Prime Video. Dirigiu e escreveu diversos documentários para TV, como Assembleia de Palhaços e Que Bloco é Esse?, possui vários curtasmetragens premiados dentro e fora do país, com destaque para Duas Marias e O Menino e o Louco.
ELITON OLIVEIRA (produção): é roteirista e produtor de cinema com mais de 25 anos de experiência. Escreveu, produziu e dirigiu o documentário “23.11.1967”, escreveu, produziu e codirigiu o longa-metragem “O Armário Mágico” e também o documentário “O Silêncio das Rosas”, sobre violência doméstica. Foi diretor de produção do longa-metragem “Segredos”, dirigido por Emiliano Ruschel, vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Marbella, na Espanha.
Mostra
Exibindo filmes que propõe uma reflexão dos múltiplos aspectos da saúde, essa Mostra integra a Mostra Cinema Brasileiro, promovida pelo projeto de extensão Cine UEM, vinculado ao curso de Comunicação e Multimeios.
Essa iniciativa é uma contrapartida cultural pela criação da Sala Cine Uem, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo de Maringá.
Serviço
Segunda-feira, 14/04
19h30
Sala Cine UEM – bloco 036 do campus sede da Universidade Estadual de Maringá
Entrada gratuita