Mostra ‘Mazzzaropi do Brasil’ inicia no Cine UEM, em Maringá, nesta segunda (7)

Cena do filme "Tapete Vermelho" (Crédito: Reprodução)

O Cine UEM dedica parte de sua programação de julho, no Cine Julino, a Amácio Mazzaropi (1912-1981), um dos principais nomes da indústria cinematográfica nacional.

A mostra “Mazzaropi do Brasil” começa nesta segunda-feira, 7 julho, com a exibição de “Tapete Vermelho” (2006), de Luiz Alberto Pereira, às 19h30.

Minha Página AMP

Estrelado por Matheus Nachtergaele, o filme acompanha Quinzinho, um homem simples do interior que atravessa estradas de terra com a esposa e o filho para cumprir uma promessa: levar o menino a um cinema para assistir a um filme de Mazzaropi. Entre encontros inusitados e paisagens rurais, a viagem se transforma em uma homenagem ao cinema de Mazzaropi e à cultura popular brasileira.

Na sequência, o Cine UEM exibirá clássicos estrelados pelo próprio Mazza, que foi ator, roteirista e produtor. Por enquanto, filmes confirmados: “O Vendedor de Linguiça” (1962), dia 14 de julho, 19h30; e “Jeca Tatu” (1959), 21 de julho, 19h30.

Após a estreia na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em 1951, Mazzaropi criou em 1958 a PAM Filmes – Produções Amácio Mazzaropi. A partir daí, passa a ter mais controle criativo sobre os filmes, além de criar uma estratégia de distribuição de sucesso que levou milhões de espectadores para as salas de cinema. É desta fase filmes como “Zé do periquito” (1961), “O lamparina” (1964), “O corintiano” (1966) e “O puritano da rua Augusta” (1966).

“Reconhecido pelo icônico personagem do caipira que definiu sua carreira, os filmes estrelados por Mazzaropi eram comédias leves e divertidas, muitas vezes permeadas por um toque de melodrama. Suas obras abordavam temas e debates relevantes, como o racismo, a reforma agrária, injustiças sociais, e a relação entre campo e cidade. Assim, Mazzaropi construiu um conjunto de obras que se voltou para o cotidiano de grupos marginalizados da sociedade brasileira, tendo o humor como ponto central e uma linguagem popular capaz de alcançar números de bilheteria impressionantes”, diz a Cinemateca.

Serviço
Sessão de “Tapete Vermelho”
Segunda-feira | 07/07
Grátis
19h30
Sala Cine UEM – Bloco 036 do campus sede da Universidade Estadual de Maringá

Sair da versão mobile