Orquestra Filarmônica UniCesumar apresentou repertório pop na noite desta quarta (26), em Maringá

Apresentação da Orquestra (Crédito: Cristiano Martinez)

Com repertório pop, recheado de hits da música internacional, a Orquestra Filarmônica UniCesumar se apresentou na noite desta quarta-feira, 26 fevereiro, no campus do UniCesumar para os alunos durante o intervalo das aulas.

Em conversa com a reportagem, o maestro Davi Oliveira explicou que o projeto atende a vários formatos e um deles é esse com perfil mais acessível a todos e todas. “É uma apresentação mais informal”, destacando inclusive o vestuário dos músicos, mais despojado de rigor do universo erudito.

Minha Página AMP

Assim, a Orquestra realiza três apresentações ao ano com esse formato: uma no início da temporada, outra no meio e uma no final. “Os alunos podem contemplar a Orquestra e ter um contato com música de orquestra, mesmo em formatos diferentes”, resume o maestro que está no projeto desde o início, há 22 anos.

O espetáculo musical desta quarta durou em torno de 30 minutos e contou com a participação da solista Daniele Englerth, que deu voz às canções.

Maestro Davi Oliveira (Crédito: Cristiano Martinez)

Ensaios
Os ensaios da Orquestra começaram em 2025 no início de fevereiro, com trabalho geral sob comando de Davi Oliveira duas vezes na semana; além dos ensaios de naipes (madeira, metais, cordas, percussão), que são feitos de maneira pontual de acordo com cada chefe.

E o repertório passa por troca mensal de seu programa. Ou seja, a cada virada de mês, muda a seleção de músicas.

Solista Daniele Englerth (Crédito: Cristiano Martinez)

Sem vagas
No momento, a Orquestra está completa, sem vagas para novos integrantes. A não ser que ocorra alguma desistência, provocando a publicação de edital para seleção de músicos.

A formação do projeto tem músicos profissionais, em sua maioria, com formação na área. E uma parte é de componentes com qualificação, mas que trabalham em outros setores.

Até os anos de 2008, 2009, a Orquestra tinha uma rotatividade muito grande, com chamada de novos integrantes a cada seis meses. Mas isso mudou e hoje está estável.

Apresentação ocorreu no pátio do Bloco 8 do campus do UniCesumar (Crédito: Cristiano Martinez)

Concerto em 24 de março
A temporada de concertos vai abrir de fato no próximo dia 24 março, quando o projeto sob comando de Davi Oliveira vai apresentar o concerto de 22 anos “Os Mais Belos Clássicos”, na Capela UniCesumar, às 20h. “Já com repertório sinfônico, bem pesado, complexo”, avisa o experiente maestro.

Para mais informações, WhatsApp (44) 99920-5404; e-mail: orquestra@unicesumar.edu.br

Siga o Instagram @orquestraunicesumar

Abaixo, mais registros da apresentação:

Crédito: Cristiano Martinez

Sair da versão mobile