A Orquestra Jovem Sesc Maringá brilhou neste sábado, 13 setembro, na noite de encerramento da edição 46 da Mostra de Música Cidade Canção, o tradicional Femucic.
Sob regência do maestro Renato Segati, com participação dos orientadores de atividades do Centro de Difusão Musical (CDM), o conjunto subiu ao palco do Teatro Calil Haddad para apresentar um repertório que cobre do erudito a compositores da música popular brasileira, passando também pela latinidade.
A Orquestra Jovem é uma das mais importantes atividades formativas de Maringá, recebendo cerca de 60 jovens em suas famílias sonoras. O grupo nasceu a partir do trabalho do CDM, que oferece educação musical gratuita e de qualidade em diversos instrumentos no Sesc Maringá. Mais do que isso, representa a transformação social, com inclusão e fortalecimento da cultura local. Aliás, existem inúmeros casos de músicos oriundos da Orquestra ou do CDM no mercado musical da cidade.
A Orquestra deu o “start” oficial do Femucic no dia 31 de agosto, com um concerto aberto e democrático no Parque do Ingá. Em seguida, começaram as oficinas no Sesc Maringá, conduzidas por Carol Panesi e André Siqueira (este voltou para a fase da Mostra). Quatro datas reservadas para o trabalho, cujo resultado foi apresentado pelos professores e alunos.
Na semana seguinte, três noites da Mostra, com profissionais da música de várias partes do Brasil (incluindo Maringá). Foram 16 artistas selecionados, representando um painel diversificado da produção sonora do país, desde solos instrumentais a bandas.
E finalmente a noite de encerramento, que teve ainda o show nacional de Zélia Duncan.
A apresentação do evento ficou a cargo da comunicadora da RPC Letícia Costa e do analista de Cultura do Sesc PR Cléber Borges.
