Realizado no campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Paraná Faz Ciência 2024 conta com uma programação inédita de atrações artísticas e culturais, da UEM e outras IES públicas de todo o Estado.
As atividades do Eixo 5 – Cultura e Arte acontecem de 8 a 11/10 em um espaço próprio, a tenda Estação Cultura, localizada próximo à Universidade da Terceira Idade (Unati) e do Museu Interdisciplinar (Mudi).
Iniciando a programação cultural nesta terça-feira, 8, os espetáculos do Grupo de Teatro Científico da UEPG “Coração em Chagas”, às 9h, e “A Que Faz”, às 14h, destacam como tema o ofício das mulheres cientistas.
A tarde continua com a peça “CLARO!” da Unespar. Às 16h30, a comédia musical “Opereta Forrobodó” representa a UEM, seguido da ação performática de gravura “Onde nascem os ventos?”, também da Unespar.
“Sete Ensaios Depois do Fim do Mundo”, peça da UEPG livremente inspirada nas obras de Ailton Krenak, finaliza a programação do dia trazendo reflexões sobre a pauta ambiental sob uma perspectiva científica.
Todas as atividades da Estação Cultura são gratuitas e não precisam de inscrição prévia.
Abertura
A primeira atividade do evento é a abertura. Ela acontece no Teatro Calil Haddad, nesta segunda-feira, 7 de outubro, com início às 19h30.
A Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, evento denominado Paraná Faz Ciência 2024, será realizada no período de 7 a 11 de outubro, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), como parte da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2024). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária (FA) e a UEM. A cerimônia de abertura será realizada nesta segunda-feira (7), às 19h30, no Teatro Calil Haddad, em Maringá.
O encontro deve reunir estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de diversas áreas e o público em geral interessado em ciência, cultura, tecnologia e sustentabilidade. A expectativa é que 35 mil pessoas, incluindo 10 mil alunos do ensino fundamental e médio, participem da extensa programação. As atividades englobam debates, palestras, workshops, visitas técnicas, oficinas práticas, mostra de profissões, exposições de projetos científicos e apresentações culturais.
A programação está dividida em seis eixos temáticos: Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade; Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação; Visitas Técnicas; Oficinas; Cultura e Arte; Eventos Acadêmicos.