Dando o “start” no calendário audiovisual brasileiro em 2024, a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada de 19 e 27 de janeiro com entrada gratuita na famosa cidade histórica de Minas Gerais (e parte da programação online), apresentando um panorama de exibições de filmes em pré-estreias e sessões especiais divididas em vários recortes.
No total, serão exibidos 145 filmes, sendo 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens, em 61 sessões de cinema, vindos de 20 estados. O Paraná é representado pelas produções “Lista de desejos para Superagüi”, de Pedro Giongo; “Foram os Sussurros que Me Mataram”, de Arthur Tuoto e protagozinado por Mel Lisboa ; “Nó”, de Laís Melo; e “O Chá de Alice”, de Simone Spoladore.
O primeiro deles é um documentário dirigido por Pedro Giongo, programado para a Mostra Aurora. Trata-se de seção do evento dedicada a filmes independentes feitos por realizadores com até três longas-metragens no currículo e que se caracteriza por trabalhos de risco estético e narrativo representativos do que de mais vigoroso se faz na produção brasileira contemporânea – apresenta 7 títulos inéditos em pré-estreia mundial, escolhidos pela curadoria de Francis Vogner dos Reis, Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes.
“Lista de Desejos para Superagüi” (72 min) se passa em uma mítica ilha no litoral Sul do Brasil, onde um pescador de 70 anos ainda não conseguiu se aposentar. Martelo é um homem farol, aponta sua luz para Superagüi e ilumina os desejos terrenos de seus moradores que dizem muito sobre o momento atual: melhorar as condições de trabalho, conseguir aposentar com dignidade, retornar a vida da ilha como era antigamente.
Demais filmes na Mostra Aurora: “Eu Também não Gozei” (SP), de Ana Carolina Marinho; “O Tubérculo” (SP), de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thome Zetune; “Maçãs no Escuro” (SP), de Tiago A. Neves; “Sofia Foi” (SP), de Pedro Geraldo; “Not Dead” (BA), de Isaac Donato; e “EROS” (PE), de Rachel Daisy Ellis. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Oficial e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios de parceiros da Mostra.
Mostra Olhos Livres
Já o paranaense “Foram os Sussurros que me Mataram” (75 min), de Arhur Tuoto, está na Mostra Olhos Livres, que é um recorte de longas-metragens que se caracteriza pela diversidade de formas e conceitos, sem regulamento prévio e muitas vezes alternando entre cineastas de carreiras consolidadas e em começo de trajetória. Em 2024, uma situação inédita se impôs, por força da safra: todos os seis títulos da seção são inéditos e vão ter pré-estreias durante a Mostra de Tiradentes.
Com Mel Lisboa encabeçando o elenco, o filme de Tuoto conta a história de Ingrid Savoy, uma celebridade prestes a entrar em um reality show, passa seus dias confinada em um quarto de hotel. Entre visões premonitórias, um ataque de paparazzi e atentados anarquistas que rebentam pela cidade, a artista vive a constante iminência de um escândalo.
Através de um fluxo de pensamentos em que os personagens misturam reflexões próprias com citações aleatórias, o filme explora um estado de alienação e loucura que é alimentado por uma máquina midiática.
A curadoria dessa mostra é assinada por Francis Vogner dos Reis, Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes. E inclui, além de “Foram os Sussurros que me Mataram”, também “Terror Mandelão” (SP), de Felipe Larozza e GG Albuquerque; “A Câmara” (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão; “SOAP” (RJ/SP), de Tamar Guimarães; “Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Gregorio Gananian e Negro Léo; e “Seu Cavalcanti” (PE), de Leonardo Lacca. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Jovem e concorrem ao Troféu Carlos Reichenbach.
Mostra Panorama
E “O Chá de Alice” (20 min) faz parte da Mostra Panorama, um conjunto de 21 curtas-metragens marcado pela variedade formal e temática. Arrefecida a pandemia de covid-19 e trocada a situação política do país, a maioria dos filmes voltam a outras centralidades. Ainda assim, apontam, entre outras coisas, para latentes arestas de nossas relações sociais, interpessoais e ambientais, destacando-se assuntos como: memória histórica, familiar e cinematográfica; relações de trabalho; complexidades das masculinidades; encontros e contrastes culturais devido aos fluxos migratórios contemporâneos.
No caso do curta paranaense, estranhamento e realidade se confundem nessa livre releitura do famoso “Chá de Alice” de Lewis Carrol. Partindo de seu mundo interior que se reflete e reconstrói nos personagens, Alice pensa a condição humana.
É uma produção com roteiro e direção da atriz curitibana Simone Spoladore. Com quase 30 anos de carreira, se apaixonou pelas artes cênicas ainda criança. Ao longo dos anos como atriz, acumulou uma vasta lista de prêmios e nomeações em festivais nacionais e internacionais, sendo reconhecida como uma das mais importantes atrizes de sua geração.
Recentemente, Simone segue atuando no teatro e em séries, além de se dedicar a escrita e ao desenvolvimento de projetos de cunho autoral, como roteirista e diretora.
Programação online
Diversos títulos que integram a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes integrarão a programação online do evento, que vai reunir títulos, alguns exibidos apenas neste formato, na plataforma do evento mostratiradentes.com.br. A seleção inclui títulos da Mostra Panorama e da Mostra Homenagem e serão disponibilizados para visualização entre os dias 20 e 27 de janeiro, simultaneamente à realização da programação presencial da Mostra na cidade mineira.
Além disso, um recorte especial com cinco curtas exibidos no evento farão parte da programação da Mostra Tiradentes na plataforma IC Play. Os filmes serão exibidos gratuitamente de 31 de janeiro a 9 de fevereiro no site: https://www.itauculturalplay.com.br/.
Plataforma
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 27ª edição de 19 a 27 de janeiro de 2024, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.
O evento exibe 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br