Ganhadores do Prêmio Sesc de Literatura em 2023, os autores Bethânia Pires Amaro (PE) e Airton Souza (PA) chegam a Maringá no próximo dia 12 de novembro, dentro do Circuito de Vencedores.
Será às 19h, na unidade local do Sesc, que fica na avenida Duque de Caxias, 1.517, Zona 7. Entrada gratuita.
Ambos irão se encontrar com leitores e participantes dos Clubes de Leitura para conversar sobre suas premiadas publicações.
Além do Sesc Maringá, a dupla tem compromisso na unidade do Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, dia 13 de novembro.
A pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro é advogada pública e trabalha na Secretaria Municipal de Educação do município de São Paulo. Escreve desde criança, mas na pandemia decidiu se dedicar à literatura cotidianamente, assim como a pesquisas sobre a maternidade.
Sua coletânea de contos “O Ninho” disseca as relações familiares sob a ótica feminina e busca dessacralizar a casa como um lugar idílico e de segurança afetiva. As histórias vão se desenrolando para trazer à luz a disfuncionalidade do ‘lar’, em que o amor muitas vezes se mistura a dores e cicatrizes.
Por sua vez, Airton Souza, autor de “Outono de carne estranha”, nasceu e vive em Marabá (PA). É professor de história para crianças e adolescentes do Ensino Básico e mestre em Letras. Atualmente, ele faz doutorado em Comunicação, Cultura e Amazônia pela UFPA.
O romance vencedor traz uma história que remonta os anos 1980, no final da ditadura, quando dois homens se encontram e se apaixonam em pleno garimpo de Serra Pelada. A violência, a paixão, o amor, a intervenção do Estado e a busca desenfreada pelo ouro se interconectam na mesma paisagem árida.
Em setembro de 2024, Souza era um dos convidados da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim). Ou seja, ele volta à Cidade Canção neste novembro para novo encontro com leitores e leitoras maringaenses.
Sobre o Prêmio
Lançado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. Mais do que oferecer uma oportunidade aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro.
Os vencedores da edição 2024, ano em que a categoria poesia estreia no prêmio, já foram anunciados. O romance “Bololô: gaiola vazia”, de autoria de Ricardo Mauricio Gonzaga (ES); o livro de contos “A glória dos corpos menores”, de Patricia Souza de Lima (SP), e o livro de poesias “Contra a parede”, de Antonio Veloso Maia (RJ). As obras foram selecionadas entre 2.731 inscritas, sendo 1.427 livros de poesia, 656 de contos e 648 romances.
Outros quatro escritores receberam menção honrosa, duas na categoria romance, uma em conto e uma em poesia. A avaliação final ficou por conta de uma comissão especializada formada pelos escritores Luis Antonio Assis Brasil, Socorro Acioli, Cidinha da Silva, Veronica Stigger, Ana Martins Marques e Bruna Beber.
Pré-Inscrição
No site do Sesc PR, tem pré-inscrição para a atividade do próximo dia 12 de novembro: https://encurtador.com.br/PgayL