O Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa abriu, nesta segunda-feira, 4 de março, as inscrições para a edição de 2024. O prazo se estende até 24 de março, às 23h59 (horário de Brasília).
Podem ser inscritas obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa, nos gêneros poesia, romance, conto, crônica e dramaturgia, e publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. A premiação é aberta a livros impressos e digitais, sejam de editoras ou autopublicações.
Autores e editores podem inscrever quantas obras desejarem, de forma totalmente gratuita e online. A inscrição deve seguir todos os requisitos estipulados no regulamento para ser validada.
Edição passada
A edição 2023 do Oceanos teve 2.654 livros inscritos de autores de 12 nacionalidades, publicados em oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália, Moçambique, Portugal e Reino Unido. O anúncio dos dois vencedores – o cabo-verdiano Joaquim Arena e a suíça naturalizada brasileira Prisca Agustoni – aconteceu em São Paulo, capital, na sede do Itaú Cultural.
Parcerias
O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; o apoio do Itaú Cultural, da Biblioteca Nacional de Moçambique e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; e com o apoio institucional da CPLP. O Prêmio Oceanos é administrado pela Associação Oceanos.
Serviço
Para mais informações e conhecimento da inscrição, acesse o site do Prêmio Oceanos AQUI.