Com o objetivo de premiar autores e originais inéditos nas categorias conto, romance e poesia, o Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para a edição 2026 nesta segunda-feira, 2 fevereiro, às 10h (horário de Brasília). O prazo se estenderá até 2 de março, às 18h (também no horário de Brasília).
Assim, se você é um escritor iniciante, essa é a sua chance de ter seu livro publicado e distribuído em todo país. Acesse AQUI
Segundo o regulamento, a avaliação dos originais é feita sem identificação de autoria, por meio de jurados especializados e com trajetórias profissionais consolidadas. Os três originais vencedores serão editados e publicados, gratuitamente, pela editora Senac Rio, que garantirá a distribuição dos livros em livrarias.
“O Sesc distribuirá os livros vencedores para as suas bibliotecas e garantirá a circulação dos vencedores em eventos literários por todo o país. Além disso, cada vencedor receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), já descontados os impostos”, diz o regulamento, que está disponível AQUI
Será concedida uma menção honrosa ao(à) trabalhador(a) do comércio de bens, serviços e turismo que figure entre os finalistas do Prêmio.
Os nomes dos vencedores de cada categoria do Prêmio Sesc de Literatura serão divulgados em agosto de 2026 pelo site oficial do Prêmio Sesc de Literatura, bem como a lista com os originais finalistas de cada categoria: www.sesc.com.br/premiosesc
O edital, o regulamento na íntegra e demais informações pode ser acessadas neste link: https://www.sesc.com.br/atuacoes/cultura/literatura/premio-sesc-de-literatura/
Publicação
Além do prêmio em dinheiro, o vencedor de cada categoria do Prêmio Sesc de Literatura 2026 terá seu livro editado, publicado e distribuído pela Editora Senac Rio, com uma tiragem inicial mínima de 3 mil exemplares para cada categoria, além da disponibilização no formato e-book. Cada vencedor/a assinará o contrato de publicação diretamente com a referida editora, que ficará responsável pelos termos de edição.
A Editora Senac Rio garante que a publicação de cada livro obedecerá, minimamente, às seguintes especificações: formato – fechado 14 cm x 21 cm; miolo – número de cores 1/1, papel pólen 90g/m ou off white 90g/m; acabamento costurado e colado; tipo brochura com orelha de 8 cm cada uma; capa – papel cartão supremo 250g/m, número de cores 4/0, laminação fosca.
Edição de 2025
Em 2025, os vencedores foram o romance “Goiás”, do paulista Marcus Groza; a coletânea de contos “Massaranduba”, de Abáz (BA); e o livro de poesias “Escalar cansa”, de Leonardo Piana (MG). Os três autores reforçaram a importância do prêmio, um dos mais importantes reconhecimentos voltados a escritores inéditos no Brasil.
As obras vencedoras na edição de 2025 foram escolhidas entre 2.451 inscritas, sendo 1.168 livros de poesia, 599 de contos e 684 romances. Os livros foram publicados pela Editora Senac Rio e os autores vencedores receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$30 mil cada. O Prêmio também concedeu menções honrosas aos escritores Lúcio Cordeiro, Lucas Alves e Eduardo Marques, que foram finalistas nas categorias.
História
Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura já recebeu cerca de 24 mil originais e revelou ao mercado editorial 43 novos autores. Os trabalhos inscritos são analisados por comissões julgadoras de diferentes regiões do país, compostas por renomados escritores, jornalistas e críticos literários.
O processo de avaliação tem como base o anonimato tanto dos autores quanto do júri, garantindo a lisura do projeto e a liberdade de análise das comissões julgadoras, que fazem a seleção pelo mérito literário, com soberania sobre a decisão final. Os autores devem ser inéditos nas categorias pelas quais concorrem, ou seja, sem obras publicadas na categoria escolhida.


