Projeto Ubu Shogun tem nova rodada de sessões gratuitas na Casa da Cultura a partir de quinta (28), em Maringá

Crédito: Álvaro Sasaki

O espetáculo “Ubu Shogun ou Por que os tronos são manchados de sangue”, do Teatro do Alvorecer, fará suas últimas apresentações na Casa de Cultura Alcidio Regini, que fica no Jardim Alvorada, a partir desta quinta-feira, 28 agosto.

As sessões acontecem de quinta a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. A classificação indicativa é de 12 anos e a entrada é gratuita. Ou seja, nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto. Entrada gratuita.
Classificação: 12 anos.

Minha Página AMP

Trata-se de monólogo de Douglas Kodi livremente inspirado em “Ubu Rei”, de Alfred Jarry. A montagem, uma peça de máscaras que mistura humor, sátira e drama, permanece em cartaz até 31 de agosto, com oito apresentações no total.

Escrita no final do século XIX, “Ubu Rei” é uma das obras mais importantes do teatro moderno e é considerada precursora do que mais tarde ficou conhecido como “teatro do absurdo”. A peça escancara a ganância, a brutalidade e a estupidez humana por meio da grotesca figura de Pai Ubu, um tirano ridículo que instaura um regime caótico. Mais de um século depois, a obra continua atual ao abordar temas como autoritarismo, corrupção e a disputa pelo poder.

Sinopse
Em algum país chamado Nirão, surge Pai Ubu, o bruto, bufão, herói de si mesmo que trama um golpe para tomar o trono do velho Shogun Yoshinaga e se tornar o novo senhor de Nirão. Ao seu lado (ou contra ele), estão Lady Ubu, tão astuta quanto cruel, e o Capitão Bordadura, militar de fala afiada e leal ao ouro e à pólvora.

Antes que o golpe de estado de Pai Ubu dê certo, o próprio Shogun Yoshinaga entrega o trono a seus filhos, gesto que mergulha Nirão no próprio caos e guerra civil. E por acaso, ou por capricho dos deuses, Pai Ubu acabará coroado.

“É um espetáculo sobre teatralidade para dar contorno à fome de poder do mundo em que vivemos. Brincamos com o teatro de máscaras, o melodrama, o cabaré, a commedia dell’arte contemporânea, sob o delírio provocador da patafísica”, diz a divulgação.

Em cena, o poder se revela como jogo absurdo, onde todos desejam o trono, mas ninguém quer cair com ele. E o mundo, como sempre, acaba em Merdra!

Serviço
UBU SHOGUN com Douglas Kodi
AGOSTO
Dias 28, 29, 30, às 20h
Dia 31, às 19h
Casa de Cultura Alcídio Regini – Av. Dona Sophia Rasgulaeff, 693 – Jardim Alvorada, Maringá
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita

Ingressos retirados 30 min antes da apresentação, diretamente no local

Produzido com verba de incentivo à cultura, Lei Municipal de Maringá nº 11.200/2020 – Prêmio Aniceto Matti.

Sair da versão mobile