Recém-indicado ao Oscar 2026 em quatro categorias – Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Seleção de Elenco -, “O Agente Secreto” também se destaca nas bilheterias do país.
Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) apontam que o filme do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho superou a marca de 1,2 milhão de espectadores e arrecadou mais de R$ 28 milhões entre a 52ª semana cinematográfica de 2025 e a 2ª semana de 2026. O resultado é inédito para uma produção realizada fora do eixo Sul-Sudeste, reafirmando a diversidade territorial do cinema brasileiro.
Ambientado no Brasil de 1977, em pleno período da ditadura militar, “O Agente Secreto” acompanha Marcelo, personagem vivido por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna de São Paulo ao Recife tentando escapar de um passado enigmático.
Durante a semana de Carnaval, o que deveria ser um refúgio se transforma em um ambiente de tensão, vigilância e paranoia. Gravado em Recife, o longa é uma coprodução entre Brasil, França, Holanda e Alemanha, com distribuição nacional da Vitrine Filmes.
O filme está na programação do circuito exibidor de Maringá.
Noite do Oscar 2026
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Um dos principais destaques da indicação é Wagner Moura, que concorre ao prêmio de Melhor Ator. Pela primeira vez na história do Oscar, um ator brasileiro é indicado nessa categoria, consolidando um marco inédito para a cinematografia nacional.
O Brasil ainda celebrou outra conquista inédita. O diretor de fotografia paulista Adolpho Veloso, de 37 anos, foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”, produção original da Netflix. O filme ganhou Globo de Ouro 2026, na mesma categoria.


