A Universidade Estadual de Maringá (UEM) dará início em 2026 às reformas do Teatro Universitário de Maringá (TUM) e do Museu da Bacia do Paraná. A informação foi divulgada no site da instituição.
São dois equipamentos históricos da UEM, referência também para a região. As ações incluem a elaboração de projetos técnicos, processos de contratação e medidas para fortalecer as equipes responsáveis pelos espaços culturais.
“A cultura é um direito e um investimento social. Tudo o que é produzido na universidade pública deve retornar à sociedade”, afirmou o diretor de Cultura da UEM, o professor André Luiz Rosa.
Aliás, a Diretoria de Cultura (DCU) inicia o ano de 2026 com uma programação ampliada de ações, projetos e eventos culturais voltados à comunidade acadêmica e à sociedade.
Entre os primeiros destaques do calendário de 2026 está a Calourada UEM 2026, que será realizada entre os dias 9 e 11 de março em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e o Diretório Central de Estudantes (DCE). A programação será aberta à comunidade e contará com atividades culturais e artísticas para recepcionar os novos estudantes e celebrar a universidade pública.
Outro evento já confirmado é o Arraiá da UEM, marcado para o dia 13 de junho, integrando o calendário oficial da instituição.
A UEM também terá presença confirmada em eventos como a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) e a Expoingá, além da realização, em setembro, da 10ª Semana de Arte e Cultura da UEM, acompanhada do 1º Fórum de Arte e Cultura da Universidade.
Em 2025, as ações da Diretoria de Cultura impactaram mais de 10 mil pessoas na região noroeste do Paraná. Nas plataformas digitais, os conteúdos divulgados pela DCU ultrapassaram a marca de um milhão de visualizações, com quase 20 mil interações. O portal da Diretoria também registrou crescimento superior a 500% no número de acessos em relação ao ano anterior.


