O campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai ganhar a Sala Cine UEM.
O espaço será apresentado na quarta-feira, 4 de dezembro, às 19h30, no bloco B-36 (antigo auditório da Fadec). Nesta data, não terá exibição de filmes, mas será realizado um pequeno cerimonial para marcar a inauguração e anunciar a programação para os próximos dias.
Segundo informações, a Sala Cine UEM consiste no aprimoramento de um espaço para a exibição de produções audiovisuais, integrando a comunidade acadêmica e o público externo. Foi produzida com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), Lei Complementar n° 195/2022, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Prefeitura do Município de Maringá, Secretaria de Cultura de Maringá.
“Os equipamentos vieram da [Lei] Paulo Gustavo”, diz o diretor de Cultura da UEM, professor André Rosa, citando tela, som etc. “Agora, a gente vai ter uma sala de cinema dentro da UEM. Isso é muito importante”, disse, durante atividade cinematográfica na semana passada.
Aliás, a universidade sempre teve projetos em curso para exibir filmes, ao estilo dos cineclubes.
Em dezembro, está previsto o início de uma programação especial, com curadoria para cada mês, estendendo-se até março de 2025.