Criado em 2012, o selo Graphic MSP bateu a marca de 1 milhão de gibis vendidos. A série nasceu com a proposta de reimaginar o universo quadrinístico do ilustrador e escritor Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica.
Nesses quase 11 anos de atividade, a coleção criou versões originais de figuras como Mônica, Cebolinha, Cascão, Mingau, Bidu, Louco, Franjinha, Piteco, Penadinho, Tina, Denise, Anjinho, Chico Bento, Astronauta… sempre a partir da ótica de um artista convidado, geralmente da nova geração.
Quase sempre são volumes únicos, com histórias fechadas, ao melhor estilo do “romance gráfico”. A exceção é Astronauta que, na versão de Danilo Beyruth, se tornou um multiverso em seis edições. E também algumas trilogias, caso da Turma da Mônica no traço dos Cafaggi.
Com “Jeremias – Estrela”, de Jefferson Costa e Rafael Calça, chegando às lojas especializadas neste mês de setembro, o editor Sidney Gusman divulgou recentemente a capa de “Magali – Receita”, uma produção de Carol Rossetti. É uma HQ toda feita em aquarela para interpretar a personagem comilona mais famosa dos gibis.
“Magali decide reproduzir uma antiga receita de sua bisavó. Mas, para isso, ela vai precisar da ajuda de seus amigos. E da busca pelos ingredientes ao preparo, muita confusão vai acontecer”, diz a sinopse dessa 40ª Graphic MSP.
Outra novidade é a pré-venda do volume integral da Turma da Mônica dos irmãos Lu e Vitor Cafaggi. O livro compila a trilogia formada por “Laços”, “Lições” e “Lembranças”, além de uma HQ inédita de 16 páginas assinada pelos autores.
O lançamento oficial das duas HQs será durante a CCXP, em novembro.
Cinema
No cinema, vai sair a versão em live-action do caipirinha mais amado dos quadrinhos de Mauricio de Sousa: “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”.
Com produção de Biônica Filmes, Paris Entretenimento, Paramount Pictures Brasil e Mauricio de Sousa Produções, as gravações do filme terminaram em agosto. O ator Isaac Amendoim é o intérprete de Chico Bento e Anna Júlia Dias de Rosinha. Além de Pedro Dantas no papel de Zé Lelé.
“Mergulhamos no mundo do Mauricio de Sousa mais uma vez, agora para levar ao cinema o universo do Chico Bento. É um mundo fantástico e engraçado inspirado em milhares de HQs do Chico. Com uma equipe excepcionalmente talentosa e comprometida, vamos fazer um filme profundamente rural. Mal posso conter minha empolgação em compartilhar essa aventura com o público”, diz o diretor Fernando Fraiha, em post no perfil oficial da produção.
Por enquanto, ainda sem data de estreia nas salas de cinema do país.