Maior evento do gênero no Paraná, com atividades simultâneas em 27 cidades, a Semana Literária e Feira do Livro Sesc PR chega a sua 44ª edição neste mês. A programação ocorrerá de 13 a 17 de agosto, com bate-papos, oficinas, contações de histórias, feiras, apresentações artísticas, filmes, exposições e grandes nomes da literatura contemporânea percorrendo as unidades do Sesc no Estado. Tudo com acesso gratuito para o público.
No caso de Maringá, estão confirmadas figuras como Itamar Vieira Junior, Angélica Freitas, Sérgio Vaz, Eliane Marques e Jeferson Tenório. Além, claro, do cardápio recheado de sessões de cinema, teatro, lançamento de livros, oficinas e encontros com autores e autoras.
Um dos mais aguardados é Itamar Vieira Junior, escritor baiano que escreveu “Torto Arado”, obra aclamada pela crítica – Prêmio LeYa (2018), Prêmio Jabuti (2020) e Prêmio Oceanos (2020) – e sucesso de vendas, com mais de 1 milhão de exemplares comercializados no Brasil.
No Sesc Maringá, Vieira Junior fará a palestra de abertura “Literatura e o direito ao chão” na próxima quinta-feira, 14, às 19h30. Também autor de “Salvar o Fogo”, ele falará sobre a importância da literatura como instrumento de resistência e como as questões sociais e do direito a terra presentes em suas obras persistem na estrutura do nosso país. Classificação: 12 anos.
A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da palestra. O teatro do Sesc Maringá “Ali Saadeddine Wardani” tem capacidade para 215 pessoas.
Mesas
A Semana Literária terá a participação conjunta de Eliane Marques e Jeferson Tenório no bate-papo “A literatura como força e memória” na sexta-feira, 15, às 16h, no mesmo teatro, com mediação de Sara Araújo. Os ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes desse evento.
Em pauta, como os autores, a partir da construção marcante de seus personagens, em suas narrativas literárias contribuem como um veículo da expressão e da preservação da memória coletiva e individual do nosso país. Classificação: 12 anos.
Radicado em Porto Alegre, Tenório é graduado em Letras e Mestre em Literaturas Luso-africanas pela UFRGS. Ele publicou os livros “O beijo na parede” (2013); “Estela sem Deus” (2018), finalista do Prêmio Minuano; também o livro “O avesso da pele” (2020), ganhador do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Oceanos, além do recente “De onde eles vêm” (2024).
Por sua vez, Marques é advogada, pedagoga e psicanalista filiada a Après Coup Psicanálise e Poesia. Ela estreou em 2023 no romance com a publicação de “Louças de família” – texto em que dramatiza a vida de mulheres negras prisioneiras da servidão doméstica herdeira do escravismo; com esta obra foi vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura 2024, na categoria Melhor Romance de Estreia.
Outra mesa é “Poesia e o exercício da liberdade”, que reunirá duas vozes da poesia contemporânea, Angélica Freitas e Sérgio Vaz, na quarta-feira, 13, às 19h30, no teatro do Sesc Maringá, sob mediação de Estela Lacerda. Ocasião para discutir a subjetividade da literatura poética e sua relevância no campo político, cultural e transformador da sociedade. Classificação: 12 anos.
Conhecida pela temática feminista em suas obras, Angélica Freitas é autora dos premiados “Rilk Shake” (CosacNaify e 7Letras, 2007); “O útero é do tamanho de um punho” (Cosac Naify e Cia. das Letras, 2012); “Canções de atormentar” (Cia. das Letras); além do recente “Mostra monstra” (Círculo de Poemas).
Já Sergio Vaz é poeta e agitador cultural, engajado na difusão da poesia da periferia da capital paulista. Em 2001, foi um dos fundadores do Sarau da Cooperifa. Vaz é autor de nove livros, dentre os quais as coletâneas de poesia “Colecionador de pedras” (Global, 2007) e “Flores da batalha” (Global, 2023), o livro de contos e poemas “Flores de alvenaria” (Global, 2016) e “Literatura, pão e poesia” (Global, 2011), de crônicas.
Coletânea
Para celebrar a literatura infantil e valorizar a identidade cultural paranaense, o Sesc PR lança oficialmente a 10ª edição da “Coletânea Sesc de Contos Infantis”. No início do ano, o edital convidou escritores paranaenses a inscreverem contos inéditos voltados ao público infantil.
Com curadoria do escritor Olívio Jekupé, foram selecionadas dez obras de autores de sete diferentes cidades do estado. Os contos escolhidos foram ilustrados por Izabela Bombo, artista visual do eixo Maringá/Londrina; e publicados na coletânea que será lançada agora, durante a programação da 44ª Semana Literária Sesc Paraná & Feira do Livro, em diversas cidades do Paraná.
Em Maringá, o lançamento do livro ocorrerá na quinta-feira, 14, às 17h30, no CineSesc. Haverá presença de Jekupé, Bombo e a escritora Roberta Ambrosio Boscolo (autora de Maringá). Com entrada gratuita, os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início. Classificação: livre.
Aliás, Olívio Jekupé fará a palestra “Literatura Indígena na Cidade”, nesse mesmo dia e local, mas às 16h30. Classificação: livre.
Lançamentos
Haverá dois lançamentos de livros de autores locais, ambos na Sala de Leitura do Sesc Maringá e com classificação: livre. No próximo sábado, 16, às 10h, o professor e pedagogo Robledo Gomes lança “Telhados”, que tem ilustrações de Renata Redmerski.
No mesmo dia, às 11h, será a vez do escritor e psicólogo Daniel D’Avila, com seu terceiro livro de poesias, “Desideratum”. Ele é colunista de literatura deste jornal O Maringá.
Cinema
O diretor e roteirista mineiro André Novais Oliveira foi o nome escolhido pelo Departamento Nacional do Sesc para ser homenageado neste ano no projeto CineSesc. Ele é, no cinema contemporâneo, um dos cineastas brasileiros com mais destaque no cenário cinematográfico nacional e internacional.
Na 44ª Semana Literária e Feira do Livro Sesc PR, está programada para 14 de agosto, às 18h30, a mostra especial com a exibição de curtas-metragens a partir de 18h30, no CineSesc. Classificação: 16 anos.
Dalton Trevisan
Neste ano, a Semana Literária Sesc homenageia o escritor Dalton Trevisan sob a temática “Cidades Literárias”.
Nascido em Curitiba em 14 de junho de 1925, Dalton recebeu ao longo de seus quase 100 anos de vida, inúmeros adjetivos: bem-humorado, rigoroso, extraordinário, artista da palavra, contista magistral, inventor, premiado, grande paisagista de Curitiba, incansável operário das letras, um dos maiores escritores do Brasil e até a de vampiro. Era um homem discreto, não dado aos holofotes. Foi agraciado com as mais importantes da literatura brasileira e portuguesa: três Oceanos – antigo Portugal Telecom de Literatura Brasileira –, Camões e Machado de Assis, além de quatro Jabutis.
Fazem parte das obras de destaque da carreira de Dalton Trevisan: “Novela Nada Exemplares”, de 1959; “Cemitério de Elefantes”, de 1964; “O Vampiro de Curitiba”, de 1965; “Mistérios de Curitiba”, de 1968; “A Guerra Conjugal”, de 1969; “A Polaquinha”, de 1985; “Quem tem medo de vampiro?”, de 1998; “111 Ais”, de 2000; “Macho Não Ganha Flor”, 2006, e “O Beijo na Nuca”, 2014.
Serviço
44ª Semana Literária e Feira do Livro Sesc
De 13 a 17 de agosto
Entrada gratuita
Sesc Maringá – Av. Duque de Caxias, 1.517, Zona 7
Informações: https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/