O Sesc Paraná anunciou nesta quinta-feira, 25 de julho, mais nomes para a 43ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro. No caso de Maringá, haverá uma volta e um ineditismo.
O evento vai ocorrer simultaneamente em 27 cidades do Estado de 7 a 11 de agosto, celebrando a vida e a obra de Paulo Leminski, um dos maiores ícones da literatura paranaense, que completaria 80 anos em 2024. Tudo com entrada gratuita.
Após a passagem retumbante de 2023, a escritora Luiza Romão, ganhadora do Prêmio Jabuti em 2022, retorna à Cidade Canção para a performance “Também guardamos pedras aqui“. Nela, a poeta se volta à guerra de Troia para discutir a maneira como a literatura ocidental foi erguida sobre a violência, em especial contra a mulher. Uma releitura da “Ilíada” do ponto de vista feminista, que questiona nossas certezas sobre o ético e o estético.
Será em 10 de agosto, das 16h às 17h, no Teatro do Sesc Maringá (Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7).
Romão nasceu em 1992, em Ribeirão Preto, São Paulo. Poeta, atriz e slammer, é autora de “Sangria” (Selo do Burro, 2017), “Também guardamos pedras aqui” (Nós, 2021, vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Poesia e Melhor Livro do Ano, e semifinalista do Prêmio Oceanos) e “Nadine” (Quelônio, 2022). Bacharela em Artes Cênicas e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, pesquisa as imbricações da palavra, performance e cinema, tendo participado de diversas mostras e festivais nacionais e internacionais de poesia falada.
Raphael Montes
O público maringaense poderá conhecer de perto Raphael Montes, prodígio do romance policial brasileiro e das histórias de mistério e suspense. É autor de séries para TV e streaming. Vem pela segunda vez.
Ele está escalado para a palestra “Suspense, Literatura e Imaginário”, dia 7 de agosto, das 19h às 20h, também no teatro do Sesc Maringá. Neste encontro, ele falará sobre a importância do gênero policial na literatura brasileira contemporânea e também sobre como o sucesso das adaptações de seus livros para filmes e séries têm contribuído para consolidação da sua obra.
Escreveu os romances: “Suicidas”, “Dias perfeitos”, “O vilarejo”, “Jantar secreto”, “Bom dia, Verônica”, “Uma mulher no escuro”, “A mágica mortal” e “Uma família feliz”, sucessos de público e de crítica. O suspense policial “Suicidas” foi finalista do Prêmio Benvirá de Literatura 2010, do Prêmio Machado de Assis 2012 da Biblioteca Nacional e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2013.
Para o audiovisual, Raphael escreveu diversos roteiros de filmes, entre eles “A menina que matou os pais” e “Uma família feliz”, que esteve em cartaz nas principais salas do país. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da Warner Bros. Discovery, ‘Beleza Fatal’, e da série ‘Bom dia, Verônica’, na Netflix (vencedora do prêmio APCA 2020).
Mais atrações
Anteriormente, o Sesc Paraná já havia confirmado para a unidade de Maringá os nomes da jornalista, professora, tradutora e escritora cearense Socorro Acioli e do poeta paranaense, compositor, romancista e tradutor Rodrigo Garcia Lopes.
Além do show “Quem Faz Amor Faz Barulho”, com composições de Leminski. Será apresentado pela cantora e compositora curitibana, radicada em São Paulo, Bruna Lucchesi.
Serviço
Clique AQUI para conferir as novidades da programação, as oito edições das coletâneas de contos já lançadas e não perde nenhum detalhe do que vem por aí.