Pelo Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil, o Sesc Maringá recebe nesta terça-feira, 3 de dezembro, a oficina de literatura de cordel: história, escrita e fabricação artesanal, com Alex Riegel.
A atividade será das 18h às 20h, na Sala de Leitura (3º andar) da unidade maringaense. É gratuito.
O artista Alex Riegel propõe uma experiência de criação de um livro de Cordel ensinando as origens, a técnica de escrita e a fabricação artesanal. Um método de treinamento interativo com exercícios de composição coletiva que desperta o poder criativo, qualifica a comunicação e o desempenho pessoal.
A vivência permite que cada participante descubra e experimente as próprias referências de conhecimento, de território que ocupa num desenvolvimento de potenciais criativos através da escrita como manifestação intelectual, social e artística, gerando desenvoltura pessoal, autenticidade e protagonismo.
Artista
Alex Riegel é artista autodidata multidisciplinar. Profissional desde 1988, envolvido em teatro, música, dramaturgia, artesanato, produção cultural, audiovisual, arte popular, artes visuais e literatura de cordel. É o criador de um personagem marcante na história das feiras de livros do Rio Grande do Sul: “Alaor, o contador de histórias” (com atuação em mais de 400 feiras e dois livros lançados). Ao longo da carreira, Alex recebeu mais de 30 prêmios em teatro, escreveu duas séries de TV (TV Cultura–SP), 30 peças de teatro, roteiros de videoclipes, web séries, programas de TV, documentário e internet.
Em 2019, criou Projeto do Lixo ao Livro, um espaço cultural de garagem em Novo Hamburgo (RS) que desenvolve estudos e descobertas de novas fontes de matérias-primas por meio da reativação de resíduos industriais e domésticos para fabricar livros e cadernos artesanais. Escreveu, editou e lançou um repertório autoral de livros de cordel fabricados manualmente.
Serviço
São apenas 20 vagas e as inscrições são pelo site do Sesc Paraná, AQUI
O Sesc Maringá fica na Av. Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7.