O setor livreiro apresentou resultado positivo no chamado “período 06” de 2023, conforme pesquisa divulgada nesta semana pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel).
O levantamento mostra que de 22/05 a 18/06/2023 (o tal período 06), foram 4,14 milhões de livros vendidos acumulando uma receita de R$ 178,67 milhões, contra 3,83 milhões em volume e R$ 161, 05 milhões no mesmo período do ano passado (23/05 a 19/06/2022).
Aliás, é o período com maior variação até o momento, chegando a 8,01% em volume e 10,94% em faturamento.
Segundo o Snel, as ações promocionais dos varejistas colaboraram no impulsionamento da performance do setor livreiro.
“O período com melhor vendas em volume e valor até aqui, que também nos coloca no melhor momento em termos de performance acumulada no ano, coincide com achados importantes, que é o preço médio crescendo acima da inflação e uma queda brusca dos descontos oferecidos pelo canal varejista”, comenta com Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, via assessoria.
“Comemoramos o resultado do período e também a possível aprovação da Reforma Tributária, que vai ajudar o setor a se firmar em uma nova trilha de crescimento. Com a indústria do livro trabalhando cada vez mais para garantir a bibliodiversidade e uma cadeia produtiva ágil e que atenda o interesse cada vez mais imediato dos leitores, ter na nova legislação a garantia da imunidade do livro como produto essencial, amplia ainda mais a capacidade de investimento em novas produções”, reforça Dante Cid, presidente do Snel.
Variações
A boa performance no período reflete no acumulado e traz as melhores variações até o momento, registrando -1,87% em volume e 2,99% em valor.
Embora a variação do acumulado de volume seja negativa, houve um crescimento em pontos percentuais de 1,69 e em faturamento houve um crescimento de 1,28. O acumulado de 2023 (02/01 a 18/06/2023) registra 25,66 milhões de livros movimentados pelo setor, arrecadando R$ 1,19 bilhão, enquanto em 2022 (03/01 a 19/06/2022) o setor apresentava 26,15 milhões de livros, com um faturamento de R$ 1,16 bilhão.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o Snel e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O Snel divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.