A Prefeitura de Maringá divulgou, por meio de seu perfil oficial nas redes sociais, alguns “spoilers” a respeito da edição 2025 da Festa Literária Internacional de Maringá (Flim).
O principal deles é o tema deste ano: “Entre Mundos”. Abordará temas contemporâneos na literatura, incluindo saúde mental, relação entre livro físico e digital, aquecimento global e sustentabilidade. Também serão discutidos temas como questões sociais, tradições e cultura brasileira, poesia, literatura indígena e infantil, protagonismo feminino, representatividade LGBTQIAP+, gênero e ancestralidade.
Uma novidade que já havia sido anunciada meses atrás pelo secretário Tiago Valenciano é de que a Flim volta à região central da Cidade Canção, para facilitar o acesso e a participação do público. No ano passado, as obras do Eixo Monumental forçaram a Prefeitura a levar a Festa até o Teatro Calil Haddad.
Em 2025, a Flim será na Travessa Jorge Amado ao lado do Mercadão, entre as avenidas João Paulino Vieira e Prudente de Morais, próximo ao Terminal Urbano. Do outro lado de seu antigo espaço em edições passadas (estacionamento do Estádio Willie Davids).
De 8 a 12 de outubro, o principal evento do interior do Estado vai celebrar a literatura, a diversidade e os encontros, conectando pessoas, ideias e mundos em experiências únicas.
Outra marca da nova edição, conforme a Prefeitura, é a valorização de autores e autoras locais, com destaque para suas obras no fortalecimento da “literatura regional”. E mais palestras e atividades que celebram a pluralidade.
O poder público investiu R$ 53,4 mil na Flim 2025, que contará com 24 apresentações culturais, incluindo espetáculos de música, peças de teatro, contação de histórias e oficinas. A seleção dos artistas é feita por uma comissão composta por integrantes da administração pública e da sociedade civil.
Uma das novidades da Flim 2025 será o “Palco Livre”, espaço aberto para que artistas e visitantes possam declamar poesias, cantar ou apresentar pequenas performances. Além disso, haverá o projeto ‘Autores da nossa terra’, um espaço para aproximar o público dos escritores de Maringá.
A programação da Flim 2025 inclui lançamentos literários, exposição de ilustradores, estandes voltados ao comércio livreiro, mesa literária, palestras, oficinas, apresentações voltadas ao público infantil, atrações de renome nacional, entre outros. A programação do evento é gratuita e será divulgada em breve.
O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.








