O projeto de extensão Cine UEM inicia a Mostra de Cinema Brasileiro – Cinema da Retomada com a exibição do clássico noventista “Terra Estrangeira” (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995) nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 19h30, na nova Sala Cine UEM.
Com direção de Walter Salles e Daniela Thomas, estrelado por Fernanda Torres e Fernando Alves Pinto, o filme conta a história de Paco, que nos anos de 1990, em um Brasil em meio ao caos da era Collor e sem esperança de um futuro melhor, resolve ir para Portugal depois da morte de sua mãe, levando uma encomenda enigmática. Ao chegar em Lisboa, ele conhece os namorados Alex e Miguel, e os três acabam se envolvendo em um esquema de contrabando que fará suas vidas se tornarem um pesadelo.
Salles é o mesmo diretor por trás de obras como “Central do Brasil” (1998), último filme nacional a disputar o Oscar de filme internacional; e do recente “Ainda estou aqui” (2024), sucesso comercial nos cinemas brasileiros, incluindo o circuito de Maringá.
Nova sala de cinema
A sessão de “Terra Estrangeira” será na recém-inaugurada Sala Cine UEM, localizada no Bloco 36 (antiga Fadec) do campus sede. Toda comunidade interna e externa está convidada.
A aquisição de equipamentos e adequação da Sala Cine Uem foram possíveis por meio dos recursos de Fundo Nacional da Cultura (FNC), Lei Complementar n° 195/2022, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Prefeitura do Município de Maringá, Secretaria de Cultura de Maringá.
Mostra
Promovida pelo projeto de Extensão Cine UEM, do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Mostra de Cinema Brasileiro – Cinema da Retomada é uma oportunidade única de explorar novos horizontes e descobrir a diversidade do cinema brasileiro, com histórias que emocionam, provocam e inspiram.
As exibições serão todas às quartas-feiras, do dia 11 de dezembro até 10 de janeiro, sempre às 19h30.
A programação das mostras passará por diversos períodos do cinema nacional e inclui filmes que percorrem diferentes vozes do cinema brasileiro, explorando temas como o Cinema Novo, produções LGBTQIA+, indígenas e de direitos humanos.
Segue abaixo a programação:
11/12 – Terra Estrangeira (Walter Salles e Daniela Thomas, 1995)
18/12 – Auto da Compadecida (Guel Arraes, 2000)
08/01 – Bicho de 7 Cabeças (Laís Bodanzky, 2001)
10/01 – O que é isso companheiro? (Bruno Barreto, 1997)