Na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro, o prefeito eleito de Maringá Silvio Barros (PP) anunciou, em suas redes sociais, o novo secretário de Cultura para o mandato que se inicia em janeiro de 2025.
Trata-se do cientista político Tiago Valenciano, que é também músico, comentarista de futebol, comunicador, escritor e presidente da Academia de Letras de Maringá (ALM).
“Vamos fazer da cidade de Maringá grande cidade palco do Brasil. Continuar esses bons trabalhos resolvidos hoje e desenvolvidos na área da cultura e melhorar ainda mais. É claro, sempre ouvindo a população e afinado com esses princípios da administração Silvio Barros a partir de janeiro de 2025”, diz o futuro titular da pasta municipal, que já foi presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de 2018 a 2020.
Barros também informou que Valenciano trabalhou na elaboração do plano de governo e de gestão para Maringá durante a campanha eleitoral. “Além do conhecimento na área cultural, o Tiago está totalmente alinhado com o projeto que temos para a cidade. Ele participou diretamente da elaboração do plano de governo”, destacou o prefeito eleito.
Após eleito em 6 de outubro no 1º turno, o novo prefeito vem trabalhando na transição de governo junto ao atual Ulisses Maia.
Carreira
Tiago Valenciano é graduado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, além de doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Tem especialização em administração de casas legislativas e está concluindo MBA em Marketing Político e Comunicação Governamental pelo IDP-Brasília. É servidor público da Câmara Municipal de Maringá, sendo o atual Diretor Legislativo, e foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Paraná em 2023. Atua na imprensa local, apresentando o jornalismo da Maringá FM desde outubro de 2023, além de ser colunista da CBN Maringá desde 2020.
Na área cultural, publicou mais de uma dezena de livros, atuando, também, em coletâneas e livros didáticos. Integra a Academia de Letras de Maringá desde 2016, ocupando a cadeira de nº 19. Na instituição, foi secretário e é o atual presidente. Valenciano é músico, sendo baterista e percussionista, atuando no cenário local.
“Além da responsabilidade de administrar o orçamento da pasta, queremos ampliar o acesso à cultura nos bairros, algo que ficou evidente nos diagnósticos efetuados pela SEMUC nos últimos anos, continuando as boas práticas, e inovando sempre que possível”.
Composição do secretariado
E Silvio Barros iniciou nesta quarta-feira, 23, o anúncio dos secretários que assumirão no ano que vem. Para Esportes e Lazer, o nome confirmado é do vereador, atleta e policial militar da reserva Paulo Biazon.
Natural de Cruzeiro do Oeste, município da região noroeste do Paraná, Biazon reside em Maringá desde 1999. O vereador é formado em Educação Física, pela UniCesumar, e atleta da categoria faixa preta, de Karatê. Em 2009, fundou a Associação Maringaense de Karatê Shotokan (AMKS), a fim de promover o esporte de forma gratuita. Entre 2010 e 2021, serviu à Polícia Militar do Paraná (PM-PR) em diferentes funções. Na corporação, chegou a coordenar disciplinas de formação na 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (ESFAEP) e, ainda, da equipe de motos do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Maringá.
“É uma honra e, claro, uma grande responsabilidade assumir uma secretaria desta importância”, comentou Biazon. “Maringá é um verdadeiro celeiro de atletas, em todas as modalidades, e possui uma estrutura física reconhecida nacionalmente. Então, é preciso que a administração municipal esteja à altura desta grandeza, estimulando e valorizando cada vez mais os técnicos e instrutores e, claro, os atletas que competem em nome da cidade, mundo afora”.
Com o aceite para assumir a pasta, a vaga do União Brasil na Câmara Municipal de Maringá, para o mandato 2025-2028, deverá ser ocupada pelo suplente, Pastor Sandro Martins. Ele conquistou 1.629 votos no último dia 6 de outubro.
Com informações de assessoria