Transformação em compositora: Patrícia Shaki

Patrícia Shaki no estúdio do jornal (crédito: Gabriel Tazinasso)

Em trânsito no universo de bandas e shows desde 1994, a cantora, atriz, modelo, compositora e comunicadora Patrícia Shaki é um dos nomes em destaque na cena autoral de Maringá. Depois de muitos anos cantando nos bailes da vida, ela começou a compor em 2019 e não parou mais.

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, ela lança nas plataformas digitais o quinto single de seu futuro álbum (previsto para o final de 2025). A faixa inédita é “Passos na Noite”, feita em parceria com Bellini Rock.

Em entrevista à reportagem, nos estúdios do jornal O Maringá, Shaki conta que a amizade com Bellini começou quando ela se tornou apresentadora do programa “Tautocronia”, que é exibido no YouTube e faz parte do coletivo Rock na Ativa. “Ele [Bellini] foi o meu primeiro convidado. Ele já é um artista bem renomado, chamado de embaixador do rock nacional, e foi um parceiro desde então”, recorda a cantora da Cidade Canção.

Em janeiro de 2023, ela o conheceu pessoalmente e, de uma brincadeira de rimas e desafios, saiu uma letra que foi guardada pela Shaki. “Ele não imaginava que eu fosse guardar, que eu fosse produzir essa letra. De repente, eu liguei para ele e falei: ‘Bellini, eu estou produzindo e quero que você grave ela comigo”, explicando que o músico ficou entusiasmando e feliz.

Assim, nasceu “Passos na Noite”, uma composição que tem letra/melodia de Shaki e Bellini, com produção de Guilherme Wallau, que é de Porto Alegre. “Ele [Wallau] é guitarrista, tem uma pegada de guitarra fantástica. Todos os riffs são méritos de Guilherme Wallau”, explica a cantora.

“Estou ansiosa para poder mostrar para todo mundo que ficou muito legal. Ficou uma parceria bastante bacana [com Bellini]. A gente pensa em produzir mais coisas”, acrescenta.

Capa do single “Passos na Noite”, lançado em 1º de novembro (crédito: Reprodução/Ronis Furquim)

Composição
Na música desde os 4 anos de idade, mas com bandas há 30 anos, Patrícia Shaki era conhecida profissionalmente como front woman e cantora de bailes. Em 2019, passou a criar seu próprio som. Aliás, até então era o grande desafio de sua vida, ou seja, de ir ao estúdio e gravar material autoral.

Mas em um belo dia, na casa de um grande amigo, Shaki teve um insight espiritual. “Foi um momento de Deus na minha vida. Eu acho que eu descobri meu propósito na vida, que é passar uma mensagem através da arte. E essa mensagem foi através de ‘Borboleta’, porque borboleta é uma transformação”, referindo-se à metáfora da borboleta, que muda de forma, e dá nome para sua primeira composição autoral. “Foi um momento de mudança na minha vida. Foi um grande divisor de águas”.

A cantora se descobriu como compositora e encontrou sua missão de vida que é passar uma mensagem por meio da arte, no caso a música.

Inspirada por Deus, como relata Shaki, “Borboleta” saiu de uma vez, numa madrugada. Depois, ela passou a lapidar a letra, melodia, harmonia até chegar ao produto pronto. “Foi um momento divino na minha vida. A partir disso, eu falei ‘meu Deus, eu consigo’. Deus me iluminou”, dizendo que, para quem faz uma letra, consegue escrever mais. “É só deixar a criatividade falar e escrever, depois corrigir se for o caso”.

Geralmente, as letras criadas pela cantora vêm associadas à melodia. Já a parte instrumental, foi delegada a grandes amigos e músicos do círculo profissional de Shaki.

Desse modo, a artista vem produzindo seu álbum, que é o grande projeto artístico de sua vida. “Eu quero gravar um disco. Isso é um legado de vida. Na verdade, não tenho muitos propósitos comerciais com ele, mas eu quero deixar um legado musical”.

No momento, Shaki vem lançando as faixas do futuro disco por meio de singles, até completar as 12 músicas do material completo. “Passos na Noite” é a quinta. Mas já tem mais duas em processo de produção, com previsão de lançamento para 2025.

O álbum se chamará “Borboleta”, cuja capa e de todos os singles da cantora ficaram a cargo do artista plástico Ronis Furquim. Inclusive, “Passos na Noite” tem uma composição visual em forma de espelhamento.

Crédito: Gabriel Tazinasso

Festival
Em maio de 2024, Shaki foi uma das 19 atrações do 1º Festival de Bandas Autorais de Maringá, um evento produzido pela Associação Cultural Rock do Paraná, que é presidida por Ronaldo Marques.

A cantora confessa que ficou ansiosa e nervosa no dia do festival porque se apresentou em meio a bandas e artistas renomados, muitos deles dos quais é fã. Pesou o fato de que estaria com um som autoral em sua voz, uma balada blues em meio ao agito de boa parte do rock daquele dia no Teatro Reviver Magó. Inclusive, um ambiente com toda uma carga simbólica cultural.

“Mas a partir do momento que eu piso no palco, que eu olho para a plateia e que vai começar a tocar, as coisas mudam. A arte, eu fecho os olhos e a música me envolve, as coisas saem. Foi para mim um êxtase, foi maravilhoso”, diz. Segundo ela, a receptividade do público foi bem bacana e se saiu muito bem na avaliação do júri.

Shaki apresentou a canção “Eternidade”, que ganhou de um compositor paulista para sua interpretação. “É uma música fantástica, em homenagem à Cássia Eller”.

Comunicadora
Outra veia artística de Shaki é a de comunicadora. Ela participa de programas no YouTube, tem seu próprio canal e fez a cobertura do Festival. “Porque eu tenho uma luta, um ideal meu, que é de valorizar e de fomentar a cena independente, de valorizar os artistas”, explica.

E tudo começou sendo convidada do coletivo Rock na Ativa. Eles gostaram e, logo em seguida, a cantora passou ao posto de apresentadora. De lá para cá, são mais de 50 edições. “E aí eu mesmo comecei também a fazer minhas lives pelo Instagram, para dar oportunidade de fazer um bate-papo com artistas e bandas”.

Depois, surgiu seu programa de rádio em que toca apenas músicas da cena independente para 17 webradios, sendo três internacionais. “Eu estou amando me comunicar, ser apresentadora”, expressando o desejo de um dia chegar ao mundo televisivo.

Entrevista completa de Patrícia Shaki

Serviço
Para conhecer mais o trabalho de Patrícia Shaki, basta acessar seu perfil no Instagram (@patriciashaki), com todos os contatos para YouTube, Facebook e plataformas de áudio. E WhatsApp: (44) 99949-9059.

Sair da versão mobile