O universo diverso e potente dos quadrinhos brasileiros ganhou ainda mais alcance. O Programa Brasil em Quadrinhos, uma parceria do Itamaraty com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, acaba de lançar o podcast HQ Brasil – Quadrinhos, Cultura e Educação. O primeiro episódio, já disponível, é com Marcelo D’Salete, vencedor do Prêmio Jabuti 2023 com a HQ “Mukanda Tiodora”, que resgata as ideias abolicionistas da São Paulo da década de 1860. A apresentação e a curadoria são do jornalista Pedro Brandt, da equipe do site Raio Laser.
Ao todo serão 10 episódios, lançados semanalmente nas plataformas de streaming, que reforçam a pluralidade da produção contemporânea de quadrinhos no Brasil. Participam, além de D’Salete, Ilustralu, André Toral, Lelis, Gidalti Jr., André Diniz, e as duplas Marcelo Quintanilha & Rogério de Campos, Alcimar Frazão & Lobo, Sirlene Barbosa & João Pinheiro e Leandro Assis e Triscila Oliveira, artistas que com seus trabalhos recentes e premiados demonstram a força e a diversidade do quadrinho brasileiro.
Uma das temáticas abordadas nesta temporada é o uso do quadrinho no ensino da língua portuguesa, o que aproxima professores que já utilizam HQs em sala de aula com os artistas e seus respectivos processos criativos. A ação educativa do Itamaraty, que transformou os quadrinhos brasileiros em vetor do ensino do idioma, foi concebida pelo instituto Guimarães Rosa de Lima, no Peru, expandindo a produção da nona arte mundo afora, e unindo ouvintes de podcasts a leitores de quadrinhos.
Uma voz a se ouvir
Marcelo D’Salete, primeiro convidado do podcast HQ Brasil – Quadrinhos, Cultura e Educação, é quadrinista, ilustrador e professor. Publicou o álbum “Cumbe” (2014), que aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil. Com esta HQ, venceu o prêmio Eisner. Em 2017, D’Salete lançou “Angola Janga” – Uma História de Palmares, álbum que trata da resistência do Quilombo dos Palmares. O trabalho venceu os prêmios Grampo de Ouro, HQMIX 2018, Jabuti 2018 e Rudolph Dirks Award 2019. O artista também é autor de “Encruzilhada”, relançada em 2016, que versa sobre violência, jovens negros e discriminação em grandes cidades.
Programa Brasil em Quadrinhos
Reconhecido com o prêmio HQMIX 2023 na categoria “Grande Contribuição ao Quadrinho Brasileiro”, o Programa Brasil em Quadrinhos, criado pelo Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, pretender articular as indústrias criativas brasileiras em ações de difusão cultural no exterior, promovendo a divulgação de artistas e autores brasileiros em nível internacional. Seja para divulgar a cultura do Brasil ou para auxiliar no ensino da língua portuguesa nos Centros Culturais do Brasil – Institutos Guimarães Rosa.
Por meio das embaixadas de diversos países, ações como publicações, exposições, oficinas, debates e palestras com autores brasileiros e brasileiras vêm sendo desenvolvidas com articulação, apoio e produção da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e postos diplomáticos no exterior.
Com Assessoria