Aos 87 anos de idade, o escritor mineiro Ivan Angelo, vencedor por duas vezes do cobiçado Prêmio Jabuti, se mantém ativo no mercado editorial. No próximo dia 26 de outubro, a Companhia das Letras lançará seu mais novo livro, “Vida ao Vivo” (296 páginas).
Segundo informações, essa obra inédita é a mistura perfeita de humor e suspense, um romance repleto de alusões a personagens e eventos verdadeiros, por mais absurdos que sejam – cada uma de suas reviravoltas guarda questões mal resolvidas da história do Brasil.
A sinopse é a seguinte: numa noite de novembro, os espectadores do maior canal de televisão do país esperam o primeiro capítulo da novela das nove. Mas no lugar da estreia de “Frutos Proibidos”, surge apenas a imagem de um homem mais velho, corpulento, de roupão e camisa, sentado numa poltrona: Fernando Bandeira de Mello Aranha, o dono da emissora.
Visivelmente debilitado, o empresário usa seu poder midiático para fazer uma denúncia e um apelo em rede nacional. Pouco tempo antes, passou muito perto da morte, ao ser infectado pelo vírus da covid-19. Ele acredita que a contaminação tenha sido uma tentativa deliberada de assassinato, já que há quase vinte anos reduziu seu círculo social a poucas pessoas e nunca sai de seu tríplex gigantesco no centro de São Paulo. Além da acusação, apresenta ao público uma fotografia antiga em que aparece ao lado de uma mulher desconhecida, por quem ficou obcecado — para reencontrá-la, está disposto a pagar uma enorme recompensa em dinheiro.
“Assim começa a trama rocambolesca de ‘Vida ao Vivo’. Enquanto mobiliza a discussão pública em torno da misteriosa personagem da foto e de tudo o que há de podre no reino dos Mello Aranha, o ‘dr. Fernando’ tece comentários mordazes que abarcam desde a especulação imobiliária até os meios escusos pelos quais grandes negócios enriqueciam durante a ditadura militar”, diz a descrição da Cia. das Letras.
Autor
Ivan Angelo nasceu em 1936 em Barbacena, Minas Gerais. É autor do romance “A festa” (1976) e da novela “Amor?” (1995), ambos vencedores do prêmio Jabuti. Também foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pelo livro de contos “A face horrível” (1986) e pelo romance “Pode me beijar se quiser” (1997).
Sua obra, que já foi traduzida para o inglês, o francês e o alemão, inclui ainda crônicas, ensaios e livros infantis.
Serviço
“Vida ao Vivo”, Ivan Angelo
Número de páginas: 296
Preço: R$ 79,90 | E-book: 39,90
Lançamento: 26/10/23