Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, Itamar Vieira Junior virá a Maringá no próximo dia 16

itamar vieira junior

Itamar Vieira Junior é autor de "Torto arado" (Crédito: Divulgação/Todavia)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Autor incensado por crítica e público nos últimos anos, o escritor baiano Itamar Vieira Junior estará em Maringá no próximo dia 16 de novembro.

Ele participará do lançamento do Clube do Livro da OAB Maringá, às 19h, na sede da Subseção das Ordem dos Advogados do Brasil. Será uma conversa sobre literatura e realidade brasileira. O encontro tem apoio da Secretaria de Cultura (Semuc).

É um evento aberto ao público geral, com entrada gratuita, integrante do Mês da Consciência Negra da OAB Maringá. Mas, para obter o ingresso, é necessário cadastrar-se no ambiente de eventos da entidade, para gerar o ingresso e o certificado de participação. Confira AQUI.

Após a atividade, o autor irá vender/autografar livros.

Vieira Júnior é ganhador dos prêmios LeYa, Jabuti e Oceanos. Seu maior sucesso é “Torto arado” (2019), cuja narrativa se passa nas profundezas do sertão baiano, onde as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra.

“Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção”, diz a descrição da editora Todavia.

Essa obra frequentou as listas de livros mais vendidos do país, liderando na categoria ficção. Estima-se que, até o final de 2023, as vendas de “Torto arado” terão batido a marca de 1 milhão de exemplares, o que é um verdadeiro fenômeno editorial no Brasil. Sem contar que já foi traduzido em mais de 20 países.

Capa do romance (Crédito: Reprodução)

Em 2023, o baiano lançou pela mesma Todavia o romance “Salvar o fogo”. Confira a sinopse oficial: “Moisés vive com o pai, Mundinho, e sua irmã, Luzia, em Tapera do Paraguaçu, povoado rural na Bahia. Os outros irmãos foram embora. Tapera é uma comunidade de agricultores, pescadores e ceramistas de origens afro-indígena que vive ao mando da igreja (dona de um mosteiro construído no século XVII). Órfão de mãe, Moisés encontra afeto com Luzia — estigmatizada por seus supostos poderes sobrenaturais. Diligente lavadeira do mosteiro, Luzia o educa com rigidez. Ela ainda alimenta a esperança de reunir a família novamente. Anos depois um grave acontecimento pode ser a oportunidade para isso, e este reencontro promete deixar de lado décadas de segredos e sofrimentos”.

Autor
Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA.

Clube
O projeto do Clube do Livro OAB, encampado pela Subseção de Maringá, é uma iniciativa que visa incentivar a leitura e fomentar o acesso à literatura e à cultura.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile